HEADER – FSFX – CAPACITAÇÃO PCD

Esqueça as dancinhas. TikTok está ameaçando o Google.

Segundo o Google, além de entretenimento, o TikTok está se tornando um local de pesquisas para uma grande parcela de usuários.

Segundo o Google, além de entretenimento, o TikTok está se tornando um local de pesquisas para uma grande parcela de usuários.

E isso está deixando o próprio Google preocupado, já que a informação foi divulgada pelo vice-presidente sênior, Prabhakar Raghavan, em um evento.

O dado está baseado em uma pesquisa interna, feita com usuários dos EUA com idades entre 18 e 24 anos. Segundo o Google, quase 40% desses jovens buscam o TikTok ou o Instagram para buscar um local para consumo.

Mesmo que, inicialmente, a preocupação esteja focada nos EUA, é uma mudança no perfil dos usuários que pode atingir em outros países também, o que é impactante para o Google, já que a empresa oferece algumas facilidades que o TikTok e Instagram não tem, como: média de lotação dos locais com base no dia e horário, informações de funcionamento, avaliação dos locais, e claro, o próprio Maps que permite calcular a rota até o local.

E qual é a resposta do Google?

Dentro do próprio evento em que o vice-presidente sênior deu a informação, ele também afirmou que a empresa investirá em buscas com mais imagens, pois foi identificado, também em pesquisa, que a Geração Z prefere navegar por sites e aplicativos com mais elementos visuais (pegou a dica para o seu negócio?).

Além disso, há uma previsão em que as pessoas possam segurar seu dispositivo móvel (smartphone ou equipamento de realidade virtual) para fazer uma pesquisa em tempo real, conforme estão vendo presencialmente.

Conversando com a Geração Z

Outra iniciativa do Google foi lançar uma campanha educativa voltada para a Geração Z. Chamada de “Let’s Internet Better” (Tornando a Internet um Lugar Melhor), trata-se de uma série de vídeos de 15 segundos e animados que visam ajudar as pessoas a se tornarem “internautas mais inteligentes”, usando a Pesquisa do Google para verificação de fatos, combatendo assim a desinformação, vigaristas e catfishing online.

A campanha traz um esquema de cores do arco-íris e uma linguagem despojada, com títulos irônicos, como “alguém acabou de comprar o Sol?” e “você deve colocar lesmas em seu rosto?”.

A iniciativa do Google mostra que entender os hábitos e a mentalidade dos usuários da Geração Z é o objetivo principal para o cérebro por trás da Pesquisa Google.

E aí, o que achou da iniciativa do Google? E o que a pesquisa do Google pode ajudar você no seu negócio? Comente abaixo.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM