Ipatinga divulga dados do 2º LIRAs de 2024

A Secretaria de Saúde de Ipatinga divulgou nesta sexta-fe9ra que o segundo LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2024 mostrou uma redução drástica na infestação do Aedes, de 7,4% para 1,9%. Essa queda significativa é resultado das ações realizadas como mutirões de limpeza, eliminação de focos e campanhas educativas.

No levantamento, o bairro Veneza apresentou a maior taxa de infestação, com 3,1%. Em seguida, os bairros Bom Jardim, Ferroviários, Horto, Área Industrial e Usipa registraram uma infestação de 2,9%, enquanto Granjas Vagalume e Bethânia tiveram 2,7%.

Outros bairros também apresentaram índices notáveis: Canaãzinho e Vila Militar tiveram 2,3%, e Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Barra Alegre e Chácaras Oliveira registraram 2,1%. Caravelas, Jardim Panorama e Vila Celeste apresentaram um índice de 1,8%, seguidos por Esperança e Ideal com 1,5%.

Os bairros Cidade Nobre e Iguaçu tiveram um índice de 1,1%, enquanto Tiradentes e Canaã registraram 0,9%. Os bairros com os menores índices de infestação foram Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Bairro Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro e Parque Ipanema, com 0,6%.

O prefeito Gustavo Nunes destacou a importância do trabalho dos agentes de Saúde e de Combate a Endemias. Mesmo com o índice atual animador, o secretário de Saúde, Walisson Medeiros, reforçou a necessidade de manter os cuidados para evitar criadouros do mosquito. A vacinação contra a dengue, especialmente contra o sorotipo DENV 2, continua sendo uma ferramenta essencial na prevenção da doença e no controle da sua propagação na cidade.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM