HEADER – FSFX – CAPACITAÇÃO PCD

Siderurgia teme concessões do governo

 

 

O Instituto Aço Brasil elegeu como prioridades do setor em 2018 a correção de assimetrias entre as produtoras nacionais e as estrangeiras, e deixar para o programa de compensação de resíduo tributário para exportadoras, o Reintegra, resolver a negociação com os Estados Unidos quanto à seção 232. Além da recuperação do mercado siderúrgico por meio da retomada da construção civil e da infraestrutura.

Segundo o presidente do conselho do Aço Brasil, Alexandre Lyra, ainda há um risco adicional para as siderúrgicas que é o programa de concessões do governo. Ele disse que a entidade quer dialogar com o próximo governo brasileiro para determinar a existência de algum mecanismo para garantir a presença de produtos nacionais na infraestrutura a ser construída por meio dessas concessões.

Quanto à seção 232, que impôs tarifas excedentes ao aço importado nos Estados Unidos, Lyra disse que as negociações estão em curso e que provavelmente será adotado, de fato, um sistema de cotas. Cada país deve receber um limite de aço, dividido por produtos, a ser enviado para os EUA e, então, no caso do Brasil, o instituto vai se reunir com as associadas e dividir essa cota empresa por empresa. Mas o presidente-executivo do Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, lembra que o modelo ainda está sendo criado.

A expectativa é que haja um acordo com o governo americano dentro do prazo, ou seja, até o dia 30 de abril. O que as empresas brasileiras acreditam é que, caso o volume exportado ultrapasse a cota determinada pelos EUA, nenhuma quantidade adicional de aço passará pela alfândega.

Lopes voltou a criticar o Ministério da Fazenda pela posição quanto à defesa comercial. Em janeiro, foi aprovada a existência de dumping em laminados a quente provindos de China e Rússia, mas também foi suspensa qualquer medida antidumping. “Se tem áreas da Fazenda que enxergam o antidumping como nocivo à economia, eu acho que é uma posição inaceitável. É até autista”, disse.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM