Exposição apresenta obras criadas com agregado siderúrgico

Uma mostra lançada nesta quarta-feira e que fica em exposição até 10 de maio no Foyer do Centro Cultural Usiminas trará uma curiosidade aos visitantes. Coleções joias, peças de decoração, artigos religiosos, potes, cachepôs, telas pintadas com tintas sustentáveis, todos feitos de agregado siderúrgico, coproduto gerado pela indústria na fabricação do aço. As peças compõem as criações das artesãs do projeto Agregando Arte.

O projeto Agregando Arte é realizado pela artista plástica e diretora artística Rosane Dias, com patrocínio da Usiminas. Marcaram presença no lançamento da exposição representantes da Usiminas, as artesãs formadas pelo curso e seus familiares e a curadora da exposição Mary Arantes.

O diretor de Relações Institucionais da Usiminas, André Chaves, salientou a importância do projeto que une qualificação profissional e economia criativa por meio da arte. – A iniciativa está conectada às ações da Usiminas voltadas para o crescimento das comunidades onde estamos presentes. A capacitação recebida proporciona novas perspectivas de vida para as participantes nos campos do empreendedorismo e da criatividade, frisou.

Caminho das pedras

Segundo Rosane Dias, o desenvolvimento da exposição partiu do resgate da identidade de cada aluna para composição de peças autênticas. – Trabalhamos intensamente para que cada uma se apropriasse de suas memórias afetivas, vivências e saberes. Esse processo criativo contribuiu para estruturar e desenvolver linhas de pensamento, com conceitos mais sólidos e realmente valiosos, gerando um amplo repertório que foi aplicado na criação das coleções expostas na exposição, revelou.

Desenvolvimento

Para aprender a utilizar o agregado siderúrgico como matéria-prima, as artesãs participaram de aulas e atividades teóricas e práticas, sempre sendo estimuladas a relacionar o agregado siderúrgico com a cultura local, para criar produtos artesanais originais e sustentáveis.

O curso trouxe abordagens que vão desde a identificação com a cultura e identidade territorial, passando pelas técnicas de preparação, pigmentação e utilização do agregado siderúrgico, sensibilização para o design até a parte do empreendedorismo. Em parceria com o Sebrae Minas foi oferecido também treinamento de controle financeiro, atendimento ao cliente e marketing digital.

A visitação, gratuita, acontece de terça a sábado, de 12h às 20h. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (31) 98437-3330. Outras informações: www.agregandoarte.com e pelo Instagram @agregando_arte

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM