Hospital de Timóteo realiza cirurgias de vídeo-histeroscopia

Com os investimentos que vem sendo realizados aliado à disponibilidade de uma equipe médica hospitalar, o Hospital e Maternidade de Timóteo (HMT) passou a oferecer intervenções por meio de vídeo-histeroscopia cirúrgicas, sendo o primeiro hospital público a oferecer este serviço na Região Metropolitana do Vale do Aço.

De acordo com o médico ginecologista Lucas de Souza Ferreira, o procedimento, é minimamente invasivo. Nele, o histeroscópio, através de um sistema de iluminação e câmera acoplada, transmite em tempo real as imagens uterinas para um monitor, possibilitando o tratamento de diversas patologias intrauterinas.

Em muitos casos, diagnóstico e tratamento são realizados em um mesmo procedimento, prática conhecida como “see and treat” (ver e tratar). Esse novo recurso disponibilizado via SUS, é considerado um importante instrumento para a identificação de doenças como câncer, má-formação intrauterina, miomas – que são tumores uterinos benignos formados por tecido muscular e lesões. Pode ser utilizado também para a retirada de pólipos e outros corpos estranhos.

Segundo Lucas, entre as vantagens do exame, está a realização da intervenção sem cortes. proporcionando à paciente uma recuperação muito rápida e com menores riscos em relação à cirurgia em que é preciso fazer incisões (cortes com bisturi). “O município de Timóteo começou a ser beneficiado com esse procedimento, o que é uma ótima notícia”, enfatizou o especialista.

Pioneirismo
A ação pioneira já possibilitou deste o início das operações, cinco atendimentos, com outros cinco programados para depois do carnaval; sem dúvida uma grande conquista para saúde pública do município. “O novo procedimento marca mais um importante avanço no Hospital e Maternidade de Timóteo. Esse serviço vem agregar e qualificar a assistência no município. O tratamento de forma minimamente invasiva possibilita um retorno mais rápido às atividades habituais da mulher, além de minimizar as complicações do pós-operatório”, destacou o médico e diretor do HMT, Belmiro Costa.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM