Carnaval na Região da Mata Atlântica promete celebrar a diversidade e o turismo

A Região Turística da Mata Atlântica de Minas já é conhecida por suas paisagens deslumbrantes e rica cultura. Durante o carnaval, essa região ganha vida com uma celebração vibrante e diversificada que atrai turistas de diversas partes.

Com uma mistura de tradições locais e influências culturais de todo o Brasil, o carnaval da região oferece uma experiência única para os visitantes. Desde desfiles de blocos de rua até festas temáticas em clubes e espaços públicos, há uma variedade de eventos para todos os gostos e idades.

Este ano, a diversidade será um dos pontos fortes dessa festa, com diferentes estilos musicais, danças e trajes que refletem a rica herança cultural da região. Os foliões podem se deliciar com samba, axé, marchinhas e outros ritmos que ecoam pelas ruas, criando uma atmosfera de alegria contagiante.

Além de proporcionar entretenimento e diversão, o carnaval desempenha um papel crucial no impulsionamento do turismo local. Milhares de visitantes são atraídos para a região durante esse período, contribuindo significativamente para a economia local através do aumento do fluxo de visitantes, hospedagem, alimentação e comércio de souvenirs.

Na visão do presidente do CTMAM (Circuito Mata Atlântica de Minas) entidade que hoje congrega 17 municípios dos vales do Aço e Rio Doce; e Médio Piracicaba, o carnaval, além de importante para o turismo na região, vai além dos aspectos econômicos, pois também promove a cultura local e fortalece os laços comunitários. “É uma oportunidade para compartilharmos nossa hospitalidade, tradições e identidade cultural com os visitantes, criando uma atmosfera de união e inclusão”, comentou. Ele salientou ainda que, o carnaval deste ano será muito mais do que uma simples festa; mas a celebração da diversidade cultural, ajudando a impulsionar o turismo local, sendo também uma expressão viva da identidade regional.

Abaixo, um resumo das principais atrações neste período:

Bugre
A cidade promove o CarnaBugre, que começa nesta sexta-feira, 9, com diversas atrações.

Dionísio
O CarnáDiow 2024 terá desfiles de blocos, com concentração às 20h e desfile às 21h. A agenda de shows ficou assim definida: neste sábado, 10, à partir de 22h Boleiros do Samba, banda ThunderCats e DJ Igor. No domingo, 11, matinê às 14h. A partir de 22h, shows com Hudson & Banda, Layson & Banda e novamente DJ Igor. Na segunda-feira, 12, a partir de 22h, shows de Tupertte & Banda, Banda Deixa se envolver e fazendo a trinca, DJ Igor.

Inhapim
A cidade promove o InhapaFolia, também com destile de blocos, uma disputa que vai distribuir R$ 3 mil em prêmios para os três primeiros colocados. A abertura acontece nesta sexta-feira, 9, na Praça da Matriz, com show de Daniel Saba. Neste sábado, 10; concentração e desfile dos blocos na Praça das Palmeiras, trio elétrico e show de Luana Pauline. No domingo, 11, acontece a solenidade de premiação, à noite, na Praça da Matriz. Antes, às 15h, haverá uma matinê, para crianças e adolescentes; marchinhas e a final do concurso de blocos. O show que encerra a festa está programado para às 19h, com Flow Rock Samba.

Ipatinga
Promove nos dias 12 e 13, o Carnaval Kids, às 17h, na Casa Cult, no Cariru. A programação prevê comidinhas, muita batucada brincadeiras e a presença da escola de samba Império da Sede.

Jaguaraçu
Neste sábado, 10, às 16h, acontece o gripo de carnaval, promovido pela Associação Comunitária de Salvador Gomes. A festa tem o apoio da Prefeitura.

Marliéria
A cidade comemora o carnaval com a Feira Arte e Sabor, na Praça José Raimundo de Godoy Quintão, sempre às 18h. No sábado, 10, desfile do Bloco das Raimundas e show com DJ Renan. No domingo, 11, desfile dos blocos das Virgens e Algodão Doce e show com Robert Mineiro. Nesse dia haverá u m bingo, com prêmio de R$ 150.

Rio Piracicaba
Uma das festas mais antigas da região, o PiraFolia começa nesta sexta, 9, às 20h, com show do grupo Tambores do Morro. Já neste sábado, 10, a programação tem uma série de apresentações com a dupla Jhonny e Denis e a Banda Logan. No domingo, 11, acontece o desfile da Escola de Samba Unidos de São Miguel e show com Banda Folia, Serginho Martineli e Ingrid Leonara. Já na segunda-feira, 12, os show serão do cantor Sandro Alves e Banda G3. E haja fôlego, pois a festa continua na terça, com shows das bandas G Axé e Folia; e Soul do Jotta.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM