HEADER – FSFX – CAPACITAÇÃO PCD

Armva contribui para formalização dos artesãos do Vale do Aço

Mais de 130 artesãos já foram cadastrados na área de abrangência da Região Metropolitana do Vale do Aço no Sicab (Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro). Até o momento, já foram formalizados profissionais do setor que atuam nos municípios de Córrego Novo, Santana do Paraíso, Marliéria, Mesquita, Naque e Timóteo. O trabalho é realizado pela Armva (Agência da Região Metropolitana do Vale do Aço).

Por meio do cadastramento, os artesãos obtêm a Carteira Nacional do Artesão, que é um documento físico, gratuito, válido em todo o território nacional e que formaliza a atividade artesanal. Com o documento em mãos, o artesão cadastrado passa a ter benefícios como acesso aos cursos de capacitação, feiras e eventos apoiados pelo governo estadual e pelo PAB (Programa do Artesanato Brasileiro).

Segundo a assessora técnica especializada em Desenvolvimento Econômico, Fabiana Souza, a Armva, alinhada às diretrizes do Governo de Minas, considera o artesanato como um segmento relevante para a economia no desenvolvimento econômico e social dos territórios, incluindo o Vale do Aço. “Nosso trabalho é apoiar, via cadastramento, o desenvolvimento e promoção das atividades artesanais por proporcionarem a valorização dos profissionais da região, elevando o nível de trabalho, social e econômico, bem como promovendo o entendimento de que o artesanato é empreendedorismo, visto que ele fomenta a economia local, gera emprego e renda, destaca a arte local e estimula a compra consciente”, pontuou. Para as prefeituras ou associações e cooperativas que possuam interesse em realizar o mutirão de cadastramento, deverá ser enviado e-mail para [email protected].

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM