Cinedocumenta festeja o cinema contemporâneo

Começa nesta quarta-feira, 15, às 10h30, 15ª edição do Cinedocumenta – Mostra de Cinema Documentário, que acontece no Teatro do Centro Cultural Usiminas. O público presente poderá conferir a exibição de Nada Será como Antes – A Música do Clube da Esquina, documentário dirigido por Ana Rieper sobre os criadores dos álbuns Clube da Esquina 1 e 2. As obras estão entre as melhores de todos os tempos produzidas no Brasil, segundo avaliação de alguns críticos.

O longa-metragem revela o processo criativo dos músicos Lô Borges, à época, com 16 anos; Nivaldo Ornelas, Toninho Horta, Beto Guedes, Robertinho Silva e Wagner Tiso. Lugares, pessoas e outras referências que influenciar a criação do trabalho comparecem no filme.

Além deste filme, que abre a mostra, outros serão exibidos até sábado, dia 18. Durante todos os dias do evento, das 13h às 18h, na Rec na Alta, acontecerá a Oficina de realização de curta-metragem, ministrada pelo cineasta carioca, Luiz Carlos Lacerda.

Programação

16 de maio – quinta-feira

15h – Exibição dos filmes Ver Além, de Abrahão Lincoln, Fabiana Machado e Luciano Bicalho, e A Festa de Léo, de Luciana Bezerra e Gustavo Melo, no Teatro Centro Cultural Usiminas, sessão acessível em Libras, com audiodescrição e área reservada para cadeirantes.

19h – Bate-papo sobre Cinema, Mercado e Políticas Públicas para o Audiovisual, no foyer do teatro do Centro Cultural Usiminas.

21h – Exibição do filme Olho Nu, seguida por um bate-papo com o diretor Joel Pizzini, no Bar do Gordo.

17 de maio – sexta-feira

19h30 – Exibições dos filmes Ingrid, de Maick Hannder, Mademoiselle do Rap, de Raphael Silva, e Tia Dalva, de Maria de Fátima Augusto, na Faculdade Anhanguera. Participação especial da cantora Súrya, debate com os realizadores dos filmes apresentados e lançamento do livro A Íris por detrás do Arco, de Adilson Mariano.

18 de maio – sábado

18h – Exibições dos filmes Memórias Culinárias do Quilombo Ausente Feliz, de Lucas Assunção, e Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi, na comunidade quilombola Achado de Cima.

20h – Exibição dos filmes Na Cama com King, de Paola Prestes, e Divinas Divas, de Leandra Leal, no Parque Ipanema, ao lado do Kartódromo.

19 de maio – domingo

19h – Exibição de curtas produzidos durante a oficina de realização, seguida por um bate-papo com Luiz Carlos Lacerda e alunos do curso, no Parque Ipanema.

Fotos: Dani Dornelas

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM