HEADER – FSFX – CAPACITAÇÃO PCD

Projeto fabricianense é selecionado para prêmio de boas práticas administrativas 

Comissão tornou processos de compras mais ágeis, transparentes, com grande economia para a cidade

Um projeto que ajudou a tornar mais ágil e transparente, além de obter economia nos processos de compras realizados pela Prefeitura de Fabriciano acaba de ser indicado como um dos cinco finalistas ao prêmio por boas práticas na gestão pública do Prêmio Cidades Inteligentes, na categoria Gestão Eficiente. Desenvolvido pela Secretaria de Gestão e Transparência, o projeto surgiu a partir de uma situação sobre realinhamento de preços que permitiu ao município revisar, reestruturar e melhorar o fluxo e o processo de compras. Em 2022, a iniciativa permitiu a economia de cerca de R$ 1,2 milhão.

Segundo a secretária da pasta, Lidiani Carvalho, o reequilíbrio econômico-financeiro serve para recompor as perdas de um determinado produto ou serviço que sofreu aumento em razão do mercado. De acordo com ela, conceder o realinhamento de preços de maneira criteriosa, transparente e em conformidade com os critérios de compliance é um desafio cotidiano.  “Antes, não havia cotação para verificar se o preço que o fornecedor estava solicitando era de fato era justo e praticado no mercado. Além disso, as solicitações eram enviadas diretamente da secretaria requerente ao (departamento) jurídico, responsável por avaliar a documentação fiscal”, explicou.

Conforme explicou a gerente do Setor de Compras, Dandara Andrade, para reorganizar o fluxo, a Prefeitura passou a centralizar os pedidos junto ao setor de Compras, para realizar a cotação no mercado. Logo, foi criada uma comissão com servidores de cada área em que o processo passa (compras, controladoria, licitação, financeiro, orçamento e jurídico). “A Comissão passou a ser de grande relevância para o município. Ela é respeitada e independente. Todas as decisões são tomadas de forma imparcial, levando em consideração os requisitos técnicos e legais, tornando os processos mais acessíveis, transparentes e ágeis para as partes envolvidas”, relatou.

O resultado foi comemorado por Lidiani. “A economia gerada traz benefícios à população proporcionando oportunidades de investimentos no município. Há de se destacar também a mudança cultural obtida nas secretarias gestoras dos contratos bem como dos fornecedores de produtos/serviços. Ou seja, o ‘Economizar para Transformar – Comissão de reequilíbrio econômico e financeiro’ mostra que é possível fazer uma gestão pública eficiente, alinhada com os pilares da compliance e com resultado efetivo para toda a cidade. E estamos felizes em poder servir de exemplo para outras gestões públicas”, frisou.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM