HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Copom segurou Selic em 13,75%, mesmo com pressão do governo

O Banco Central decidiu manter a taxa básica da economia, Selic em 13,75% ao ano — mesmo patamar desde agosto do ano passado — na reunião do Comitê de Política Monetária, Copom, encerrada ontem, a primeira no terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, PT. Lula, vários ministros e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, vinham criticando os juros básicos aplicados pela autoridade monetária por travar o crescimento da economia .
A manutenção da Selic pela quarta reunião seguida do Copom era esperada pelo mercado e, assim, a taxa continua no maior nível desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75%. O Brasil ostenta, ainda, a maior taxa real (descontada a inflação) de juros do mundo, com 7,38% ao ano, segundo ranking da Infinity Asset Management.

Em 21 de setembro do ano passado, o Copom interrompeu um ciclo de 12 altas seguidas na Selic, iniciado em março de 2021.

Havia unanimidade entre analistas e economistas de que a taxa de juros seria mantida no atual patamar. Agora o mercado olha para o comunicado que acompanha a decisão, procurando saber como a autoridade monetária avalia os atuais riscos inflacionários e se houve mudança de tom no discurso sobre o assunto.

 

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM