HEADER – FSFX – CAPACITAÇÃO PCD

Projeto de cidade inteligente prevê avanços na segurança pública

Imagine uma cidade totalmente conectada, com tecnologia de monitoramento capaz de acionar, automaticamente, a polícia, os bombeiros ou a administração pública em caso de tiros ou explosões. Essa é a proposta do MyCitySmart by Metalco, projeto desenvolvido pelo designer Guto Indio da Costa, que propõe uma revolução para transformar as cidades. Sua ideia é integrar em bancos de rua, abrigos de ônibus, totens e postes de iluminação tradicionais uma série de câmeras e sensores que reconhecem o barulho de tiros ou explosões.

Com isso os dados são enviados nos celulares dos policiais mais próximos com acesso às imagens do local em tempo real. “Esse sistema, baseado no uso da Internet das Coisas (IoT), utilizando de todo o mobiliário urbano como fonte para monitorar o espaço público, fortalecendo as forças de segurança, trazendo uma grande agilidade à resposta ao crime”, explica Guto.​

A iniciativa permite que cada cidade customize suas preferências de acordo com suas necessidades e uso. “Podemos, em parceria com as prefeituras, criar uma série de serviços específicos para cada necessidade”, explicou Guto, lembrando que o grande desafio das cidades inteligentes será a capacidade de analisar dados e usar isso a seu favor, ajustando o planejamento urbano de acordo com as reais necessidades das pessoas. Na avaliação do designer, hoje, as cidades são despreparadas para lidar com os dados e assim criar planejamentos mais assertivos.

Índio da Costa explicou ainda que o projeto visa transformar as cidades em espaços dignos e seguros por meio de tecnologia e design. “Não se pode mais conceber os índices de criminalidade nas cidades brasileiras com toda tecnologia que hoje temos disponível”, . Ele ainda esclarece mais uma funcionalidade do projeto. “As cidades são um sistema vivo, e o MyCitySmart tem a capacidade de apoiar o gerenciamento da cidade, construindo serviços mais rápidos e eficientes para as pessoas”, completou.

O autor do projeto salientou que o diferencial é que por se tratar de uma rede inteligente e automática, o sistema precisa de centrais de monitoramento, distribuindo diretamente aos celulares de policiais, guardas de trânsito, bombeiros, e demais autoridades públicas. Dessa forma, os sensores instalados podem “detectar” imediatamente uma emergência e, com isso, acionar quem estiver mais próximo, já com as informações de localização e imagens em tempo real.

Sobre Guto Índio da Costa
Guto Índio da Costa é um dos mais renomados e premiados designers do país. Atualmente dirige os núcleos de design e mobilidade no studio Indio da Costa A.U.D.T, ao lado de seu pai Luiz Eduardo Indio da Costa, um dos maiores arquitetos e urbanistas do Brasil. É autor do projeto dos abrigos de ônibus de São Paulo assim como o do VLT do Centro do Rio de Janeiro, entre muitos outros projetos urbanos. Acaba também de assumir a gestão de estratégia e design da divisão MyCitySmart da Metalco.

Nascido no Rio de Janeiro, formou-se em Design no prestigiado Art Center College of Design, passando por Suíça e EUA, os dois campus da instituição. Guto lidera uma think tank criativa, que atua de forma estratégica em projetos de design urbano, sistemas de transportes, produtos diversos e experiência de marca. Para saber mais acesse: www.indiodacosta.com.

Veja como funcionará o sistema:

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM