Legenda: Complexo de Ubu, em Anchieta/ES.
A Samarco prepara um investimento bilionário para a reativação das Usinas de Pelotização 1 e 2, em Ubu, Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo, e já contratou pelo menos uma empresa para realizar o serviço.
A mineira Milplan Engenharia chegou a publicar nas redes sociais postagem em comemoração pela “conquista na cidade de Anchieta (ES)”. Uma fonte da mineradora, contudo, garante que haverá a contratação de mais companhias, incluindo empresas do Espírito Santo.
Empresários dizem que o serviço no Estado vai criar cerca de 3 mil vagas de empregos, sendo aproximadamente mil no primeiro semestre deste ano e 2 mil a partir do segundo semestre.
A Milplan divulgou que está em busca de profissionais, com um link para os interessados em trabalhar na planta em Ubu.
Produção
Em manifestação oficial após ser procurada pela reportagem, a Samarco informou que, ainda neste ano, “estima alcançar a produção de 15 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério com a reativação do segundo Concentrador e da segunda Pelotizadora, além da implementação de mais uma planta de filtragem de rejeitos no Complexo de Germano (MG)”.
“Esse volume representa o dobro da produção registrada durante o primeiro ano de retomada (2020). O investimento total nessa nova etapa, seguindo o planejamento pautado pela segurança e sustentabilidade, foi de R$ 1,6 bilhão”, informa a empresa.
Segundo o comunicado, o próximo passo será alcançar 100% da capacidade produtiva instalada até 2028.
“O projeto para essa fase contempla o retorno da operação do próximo Concentrador, em Germano, e das Usinas de Pelotização, em Ubu, além da construção de mais uma expansão da planta de filtragem em Minas Gerais.”