HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Ipatinga aumenta volume de lixo coletado

Com mais de 50 mil toneladas de lixo recolhidas entre janeiro e novembro, a cidade de Ipatinga registrou um aumento diário de cinco toneladas, segundo informações da Prefeitura Municipal. O volume coletado inclui coleta domiciliar, capina, recolhimento de entulhos e terra, podas de árvores, grama e varrição, entre outros.

Um dos números mais expressivos é o do volume, que até 30 de novembro chegou a 52,6 mil toneladas, nada menos do que 4,8 mil toneladas a cada mês ou 159,3 toneladas por dia. Em 2022 foram produzidas 55, 6 mil toneladas de lixo, com uma média diária que não chegou a 5 toneladas.

Durante o ano foram 46 bairros atendidos, e parte dos materiais retirados das bocas de lobo são garrafas PET, restos de material de construção, sacolas e plásticos em geral. Em função desta realidade, a prefeitura segue orientando a população para que deposite o lixo em locais adequados e obedecendo as escalas de dias e horários de coleta. Esses materiais, quando depositados irregularmente ou fora da programação de recolhimento, entopem os bueiros, assoreiam galerias e ribeirões, contribuem para a proliferação de erosões e provocam alagamentos.

De acordo com a fiscal de posturas Júlia Macedo, os serviços de limpeza de bocas de lobo vêm sendo intensificados, especialmente como prevenção contra inundações nos períodos chuvosos. Diariamente são promovidas ações de manutenção, limpeza e recuperação dos bueiros, além de vistoria de redes e contenção de erosões, entre outras.

O total de bocas de lobo limpas e recuperadas durante o ano chegou a 6.500, uma média de 140 a cada mês. As frentes de serviço deste setor envolvem maquinários e diversos profissionais, entre motoristas e operadores.

Orientações

A Prefeitura de Ipatinga tem procurado também investir em campanhas de conscientização da população para evitar agressões ao meio ambiente que acabam gerando maiores riscos à segurança e à saúde da população, além desencadear perdas materiais com alagamentos, enchentes e desmoronamentos.

A principal recomendação é não jogar lixo ou entulho nas vias públicas, córregos, lotes vagos e encostas. Embalar corretamente o lixo em sacolas resistentes, bem fechadas e de tamanho adequado, e respeitar os dias e horários de coleta de lixo e entulho são outras dicas importantes para evitar que as bocas de lobo sejam entupidas e causem problemas durante as chuvas.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM