Defesa Civil de Ipatinga apresenta  planos para o período chuvoso

Em encontro que reuniu diversas autoridades do setor de segurança pública, a Defesa Civil de Ipatinga apresentou seu plano de ação e contingências para o período de chuvas. Além das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, o  evento contou ainda com a participação de representantes de quatro secretarias municipais (Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Obras Públicas, Assistência Social e Educação)

O engenheiro e coordenador da Defesa Civil Municipal, Hilton da Silva Franco, salientou que Ipatinga possui muitas áreas de instabilidade geológica, com grande risco de deslizamentos, quedas de muros, taludes e outros danos. “Nós temos todos os endereços mapeados, inclusive com fotos aéreas, o que deve facilitar as ações e ajudar a preservar vidas em situações emergenciais”, assinalou.

A Defesa Civil trabalha com cenários imagináveis a partir dos diagnósticos realizados nos locais. Cada área de risco apresenta uma possibilidade de ocorrências e é com base nessas informações que o Plano de Contingência é executado.

“A resposta será imediata, com o aparato necessário”, afirmou o secretário de Segurança e Convivência Cidadã, Warley Silva. Contudo, ele lembra que o cidadão é o principal agente de sua própria proteção e recomenda atenção máxima a todos. “Quem se previne, evita a tragédia. E nós estamos prontos para ajudar com mudanças de local de moradia, evacuação preventiva, fornecimento de lonas e outras medidas, se necessário. Queremos que o cidadão seja crítico do perigo e saiba se proteger antes que o pior aconteça”, pontuou.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM