Ipatinga realiza ação de prevenção e conscientização do HIV

Quase 170 pessoas fizeram testes rápidos de sangue na última sexta-feira, 1º Dia Mundial de Combate à Aids. Dos testados 12 deram positivo para Sífilis e foram orientados e direcionados para as respectivas unidades básicas de referência.

A Secretaria de Saúde salientou que é importante se prevenir, seja por meio do uso de preservativos em todas as relações sexuais, da testagem para a detecção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e do tratamento, caso a pessoa venha a ser infectada.

“É importante ressaltar que a camisinha continua sendo o método mais acessível e eficaz para evitar as ISTs como a Sífilis, o HIV, as hepatites virais, dentre tantas outras. Então, o uso do preservativo em todas as relações sexuais continua sendo fundamental”, enfatizou o secretário Walisson Medeiros.

Além das atividades alusivas ao mês de conscientização, a Prefeitura de Ipatinga oferece diversos serviços de prevenção e acompanhamento. Nas Unidades Básicas de Saúde da cidade são ofertados testes rápidos de HIV para detecção de anticorpos, feitos em menos de 30 minutos. Os munícipes podem procurar as UBSs de referência e procurar atendimento.

Saiba mais

A Aids é causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. O vírus pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluidos vaginais infectados. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para Aids. Os sintomas da Aids incluem perda de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM