HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Cemig promove exercício de evacuação em Sá Carvalho

Um exercício, envolvendo até 30 pessoas, será promovido nesta quinta-feira, 26, nos arredores da Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho, em Antônio Dias. A medida faz parte do PAE (Plano de Ação de Emergencial), da Cemig e tem como objetivo simular a evacuação próxima da usina. A atividade contará com moradores que residem próximo e trabalhadores que prestam serviço na unidade. O objetivo principal é capacitar a população em procedimentos de emergência, abrangendo o teste das rotas de fuga e a avaliação do sistema de alerta na região.

Os locais das capacitações são áreas que podem ser afetadas caso aconteça uma ruptura da estrutura, desde que estejam há menos de 10km de distância das barragens ou a 30 minutos de tempo para a chegada da onda de inundação. O treinamento também contará com a presença das Defesas Civis e o Corpo de Bombeiros.

Segundo o gerente de Planejamento Energético da Cemig, Ivan Carneiro, o treinamento é feito para que a população tenha conhecimento dos elementos de proteção do PAE. Além disso, o especialista garantiu que a integridade e a segurança das barragens da empresa, que mantém rígido controle sobre todos os seus empreendimentos e instalações dentro e fora de Minas Gerais. “Os PAEs foram criados para que a população e a defesa civil possam ser treinadas e tenham uma rotina preventiva de segurança, caso haja uma situação extrema de emergência. Mas é importante destacar que a barragem da usina de Sá Carvalho está segura e não há nenhum risco para a população”, explicou

A usina de Sá Carvalho foi inaugurada em 1951 e possui capacidade instalada de 78MW. Ela está localizada à margem da BR 381 e possui dois barramentos considerados a fio d’água (Antônio Dias e Severo) interligados por túneis. A barragem Antônio Dias está instalada no Rio Piracicaba, enquanto a de Severo encontra-se no ribeirão homônimo. O reservatório Antônio Dias possui 1,725 hm³ de volume e uma área inundada de 0,83 km². Já o de Severo possui 1,78 hm³ de volume e uma área inundada de 0,83 km².

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM