HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Fabriciano realiza Conferência de Segurança Alimentar

Com a expectativa de reunir 15o pessoas, acontece nesta sexta-feira, de 8h às 17h, a 5ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Fabriciano. Ela será realizada no auditório Maria Angélica, no Paço Municipal. Segundo a Prefeitura, Fabriciano tem uma política municipal fortalecida desde 2017, através da criação de equipamentos públicos que possibilitam o acompanhamento e garantia de direitos para famílias que estão em situação de insegurança alimentar, oficinas de segurança alimentar e nutricional, alimentação diferenciada na educação e fortalecimento do atendimento na saúde com grupos.

Atualmente o município possui serviços importantes na área de segurança alimentar. O Banco de Alimentos, por exemplo, desde de 2018 trabalha com o objetivo de minimizar os efeitos da fome e atua no combate ao desperdício. O Banco funciona através do recolhimento de alimentos que não possuem valor comercial, mas que mantêm o seu valor nutricional. No município, eles são doados por supermercados, sacolões e produtores rurais. Após serem separados, lavados e pesados, são distribuídos através de cestas as famílias que são encaminhadas pelo Cras, Creas e Centro POP e ainda para entidades da cidade.

Outro serviço que tem um papel fundamental neste contexto, é a Cozinha Comunitária, responsável por atender famílias em situação de vulnerabilidade alimentar. Essa é uma forma de fornecer alimentos saudáveis a um preço acessível. A Cozinha Comunitária fornece alimentação gratuita para os usuários do Centro POP e pessoas encaminhadas pelos Cras. Os encaminhamentos do Cras são para famílias em situação de vulnerabilidade provocada por desemprego ou outras dificuldades. Para receber a refeição, a pessoa deve procurar o Cras de referência e ser inserida em acompanhamento. Para as demais famílias beneficiárias do Cadastro único o valor da alimentação é R$ 2,50.

Serviços
Cozinha Comunitária
Rua Q, S/N, bairro Jardim Primavera.
Atendimento ao público: segunda a sexta-feira, das 11h às 13h.
Banco de Alimentos
Local: Rua Açaí, 250, Floresta.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM