HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Sinal 5G está liberado em 8 cidades do Vale do Aço

Começa a valer nesta segunda-feira, 26, a liberação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para o sinal 5G da telefonia celular, conhecida também com banda larga móvel de altíssima velocidade. Com isso, os donos das antigas antenas parabólicas devem providenciar a trocar para a antena digital – semelhante àquelas usadas pelas TVs por assinatura. Segundo a lista, já podem receber o 5G e com isso terem desativados os antigos sinais analógicos os municípios de Jaguaraçu, Marliéria, Timóteo, Santana do Paraiso, Ipaba, Bugre e Naque, que fazem parte da chamada Região e Colar Metropolitano do Vale do Aço.

Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo no final do ano de 2018, e é o sucessor planejado das redes 4G que fornecem conectividade para a maioria dos dispositivos atuais. Além dessas cidades da região, a Anatel liberou o 5G para outros 180 cidades em todo o país. Ao todo, a liberação já chegou a 1.610 municípios brasileiros, nos quais vivem 66,4% da população.

Segundo o presidente do projeto Siga Antenado – consórcio formado pelas operadoras Claro, TIM e Vivo – Leandro Guerra, a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nessas localidades e que isso depende do planejamento individual de cada operadora. Leandro lembrou ainda que as famílias de baixa renda, inscritas em programas sociais do Governo Federal, e que já tenham a antena parabólica tradicional em funcionamento, têm direito à instalação gratuita do equipamento digital. Em Minas, o serviço já está disponível para cerca de 324 mil famílias de 147 municípios.

Para saber se tem direito, o interessado deve acessar o site sigaantenado.com.br ou ligar para o telefone 0800 729 2404, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 16h, com o CPF ou NIS em mãos. Leandro salientou que para a instalação dos novos equipamentos, é fundamental que o agendamento seja realizado.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM