HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Dia Nacional de Combate à Asma: Cuidando da Respiração em Ipatinga

No dia 21 de junho, é comemorado o Dia Mundial de Combate à Asma, uma doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que haja cerca de 20 milhões de asmáticos, dos quais 22% são crianças e adolescentes. Em Ipatinga, são cadastrados 2.056 pacientes no programa RESPIRAR infanto juvenil, que funciona em todas as unidades de saúde do município. Em Ipatinga as ações de combate à asma serão evidenciadas nesta quinta-feira 22, às 15h, no Parque Ipanema.

A asma é considerada um problema de saúde pública, sendo a quarta causa de internação pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com a médica pediatra Marina Ricardo Soares, responsável pelo programa RESPIRAR infantojuvenil. É essencial destacar que a doença demanda cuidados durante todo o ano, embora o inverno seja o período de maior risco de agravamento.

Entre todos os municípios brasileiros, poucos possuem um programa específico voltado para o cuidado de asmáticos, e Ipatinga se destaca como um deles. O programa RESPIRAR contempla crianças, adolescentes e adultos, oferecendo suporte necessário para o controle da doença.

A conscientização sobre a importância do cuidado contínuo é fundamental para evitar condições de risco como perda de função pulmonar e até mesmo a morte. “O controle adequado da doença permite, na maioria dos casos,  ter uma boa qualidade de vida e, no caso das crianças e adolescentes, brincar, correr, praticar esportes, enfim, ter uma vida ativa de acordo com a faixa etária”, complementa Marina.

Em Ipatinga, o programa é desenvolvido em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), contando com profissionais capacitados das Equipes de Saúde da Família (ESF) que realizam o acompanhamento dos pacientes por meio de consultas programadas. Já os atendimentos a adultos são realizados na Policlínica Municipal, mediante avaliação e encaminhamento das UBS’s.

A conscientização e o cuidado contínuo são fundamentais para o manejo eficaz da asma. Com o programa RESPIRAR, a Prefeitura de Ipatinga busca proporcionar um tratamento adequado aos asmáticos.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM