HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Castramóvel de Ipatinga já atendeu mais de 350 cães e gatos

Com pouco mais de dois meses de atividades, o Castramóvel da Prefeitura de Ipatinga já alcançou 10% da meta de controle populacional de animais. Nesse período aproximadamente 350 cães e gatos foram atendidos pelos serviços oferecidos pelo programa. Do total de animais castrados até o momento, 26% são animais de rua, comunitários ou de colônia, o que demonstra o direcionamento correto das ações para as situações de maior risco epidemiológico.

A previsão é de que sejam atendidos mais de 3 mil cães e gatos por ano. O programa é direcionado a animais com idades entre três meses e oito anos, pertencentes a pessoas residentes no município. Os serviços são oferecidos mediante pré-cadastro, no qual o morador será contatado por telefone para confirmação do cadastro e agendamento da castração. É importante mencionar que gatos da raça Persa e cães das raças Buldogue, Boxer, Pug e Shih-tzu, não são contemplados no programa, devido aos protocolos anestésicos especiais necessários e ao risco cirúrgico aumentado.

Os donos dos animais devem entrar em contato pelos telefones (31) 3829-8383 ou 3829-8313 para receber as orientações necessárias e realizar o cadastro. Pessoas que monitoram animais comunitários também devem entrar em contato por telefone, para que a castração destes que é prioritária para o programa, seja planejada. O programa de controle populacional de cães e gatos da Prefeitura de Ipatinga teve início com o Censo Canino e Felino, realizado em novembro de 2022. O censo revelou que o município possui um total de 28,3 mil animais, excluindo os animais de rua. Dentre os animais domiciliados, foram contabilizados 17,8 mil cães e 5,2 mil gatos.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM