Fechando as atividades de 2023, os alunos da Escola Municipal de Artes Cênicas (EMAC), encena neste sábado, 16, às 17h30, a peça teatral “A Farsa da Boa Preguiça”, inspirado na genial obra de Ariano Suassuna. A apresentação será na praça localizada em frente à Escola Ovídio de Andrade.
A trama narra as peripécias do poeta popular Joaquim Simão e sua esposa Nevinha. A história se complica com o rico Aderaldo, que, apaixonado por Nevinha, busca conquistá-la com a colaboração da diaba Andreza. Enquanto isso, Clarabela, esposa de Aderaldo, nutre uma paixão secreta por Simão, que, cedendo à tentação, envolve-se com ela.
Fiel ao marido, Nevinha solicita que Simão busque um emprego, mas o poeta resiste em abandonar o “ócio artístico” e a poesia. Aderaldo, por sua vez, é ludibriado pelo demônio Fedegoso, perdendo grande parte de sua fortuna. Após muito trabalho, ele se reergue e propõe uma aposta a Simão, envolvendo suas esposas.
Para o diretor da peça, Pedro Barroso, o teatro é um verdadeiro trabalho de pesquisa. “Os alunos da EMAC dedicaram-se ao estudo aprofundado de cada personagem e seus arquétipos. Nós buscamos os elementos da cultura popular, características de Ariano Suassuna, combinando máscaras da comédia dell’arte como fonte de um teatro repleto de elementos críticos”, descreveu.