Diversos pontos de Ipatinga estarão recebendo neste mês uma iluminação especial, celebrando o Natal. Chamado de “Ipatinga, Cidade Luz”, a iniciativa conta com a apoio da Usiminas e de empresas do setor comercial da cidade. Depois da inauguração do sistema na Praça 1º de Maio, no Centro, agora é a vez da rotatória entre as avenidas Carlos Chagas e Simón Bolívar, no Cidade Nobre, próximo à sede atual da prefeitura.
No dia 3 de dezembro, a iluminação especial será acionada na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, no Horto. E no dia 7, o Parque Ipanema recebe alunos da rede pública de ensino e escolas de teatro da região para uma apresentação e inauguração das luzes, marcando ainda a tradicional chegada do Papai Noel e a abertura de sua casinha.
Além das luzes, haverá uma série de eventos culturais. No dia 6, o acendimento será ao som de saxofone e violino no Centro Cultural Usiminas e no Teatro Zélia Olguin. No dia 8, será a vez do Centro de Memória Usiminas, o antigo Grande Hotel, no Castelo, com uma Cantata de Natal promovida pelo Coral da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e Orquestra de Câmara do Vale do Aço.
O projeto, batizado de Seminaluz, realiza ainda a circulação de um “Trenzinho da Alegria” pelos pontos iluminados, garantindo entretenimento e lazer para crianças atendidas pelo CRAS (Centro de Referência em Assistência Social). Nos espaços culturais iluminados, até o dia 21, estão sendo recebidas doações de brinquedos que serão destinados a entidades da região.
Ipatinga, Cidade Luz
A Prefeitura, por meio do programa “Ipatinga, Cidade Luz”, também irá contemplar com luzes de Natal a Igreja São Vicente de Paulo, no Ipaneminha, e a Estação Memória Zeza Souto, no Centro, onde haverá cantata. A programação musical será enriquecida ainda com a apresentação de um número oferecido pelo projeto educacional “Além dos Muros”. As ações são organizadas pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e de Educação.