Estão abertas até o dia 10 de dezembro as inscrições para mais um processo seletivo do Concurso de Histórias do Curta Vitória-Minas. Podem se inscrever moradores de 25 municípios mineiros e capixabas que se desenvolveram no entorno da Estrada de Ferro Vitória-Minas: Fundão, Ibiraçu, João Neiva, Colatina e Baixo Guandu, no Espírito Santo, e Aimorés, Itueta, Resplendor, Conselheiro Pena, Tumiritinga, Governador Valadares, Periquito, Naque, Belo Oriente, Santana do Paraíso, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Antônio Dias, João Monlevade, Nova Era, Bela Vista de Minas, Rio Piracicaba, Santa Bárbara e Catas Altas, em Minas Gerais. Os autores podem enviar histórias reais ou inventadas. O tema é livre e não precisa ser relacionado à estrada de ferro.
O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário. Para se inscrever o interessado deve clicar no site www.curtavitoriaaminas.com.br.
Os autores das histórias selecionadas participarão de uma imersão audiovisual de 15 dias para aprender com profissionais do cinema princípios básicos sobre roteiro, direção, produção, direção de fotografia, som, direção de arte, edição, finalização, mobilização comunitária e direito autoral. O curso acontecerá de 8 a 24 de março de 2024.
As ficções e documentários serão lançados em uma telona montada em ruas e praças das cidades em sessões abertas e gratuitas para as comunidades. O circuito de difusão incluirá ainda a inscrição em mostras e festivais, multiplicando o acesso e visibilidade dos filmes.
Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail producao@curtavitoriaaminas.com.br ou ainda, entrar em contato pelo telefone (27) 99872-3521 e 3327-6999.