A aprovação (sem restrições) pelo Conselho de Autodefesa Econômica – Cade, à operação de compra e venda de ações ordinárias da Usiminas entre membros do grupo siderúrgico Ternium e da Nippon Steel em junho deste ano, possibilitou a liderança da gestão da siderúrgica imediata ao seu novo majoritário. Só para lembrar, A Ternium anunciou em março o acordo com a Nippon Steel para assumir o grupo de controle da Usiminas, que previa a aquisição de 68,7 milhões de ações ordinárias da Usiminas, detidas pela Nippon Steel, pela Ternium e suas controladas.
Nesse contexto, mudanças foram realizadas já a partir de meados de julho que respondiam à nova configuração acionária trazendo o executivo Marcelo Chara que até então éra o Diretor-Presidente da Ternium Brasil, unidade de Santa Cruz no norte da cidade do Rio de Janeiro para a presidência da Usiminas. Alberto Ono, que até então estava ocupando esta posição passou a ser o novo “Chair Man” (presidente do Conselho de Administração). Sérgio Leite de Andrade que então ocupava esta posição passou a ocupar a recém-criada Vice-presidência para assuntos estratégicos.
O “jeito de fazer Ternium” começou a se capilarizar no dia a dia das operações da siderúrgica. E, para consolidar essa nova proposta, essa semana, mais precisamente terça e quarta, 22 e 23/8, Paolo Rocca, recebeu o neto do fundador e principal acionista do conglomerado empresarial que inclui a Ternium e suas subsidiárias, Paolo Rocca. O executivo realizou visita às operações da Usina de Ipatinga e, na oportunidade, ressaltou que o compromisso com a Usiminas é absoluto. “O sucesso da Usiminas passa a ser também o sucesso da Ternium”, sinalizou, indicando que a sinergia entre as empresas vai se fortalecer cada vez mais.
Nesta passagem, Paolo visitou diversas áreas, conversou com diversos gestores e foi, literalmente, ao chão de fábrica para ter contato direto com os colaboradores da empresa. Em mensagem dirigida, Negócios Já!, selecionou alguns pontos que indicam o que poderá ser o futuro da siderúrgica, agora fazendo parte de uma estratégia global de negócios do Grupo Techint.
“Hoje muda o ciclo para a Usiminas com a chegada da Ternium na estrutura acionária. É uma estrutura irrevogável, é um compromisso absoluto da Ternium. Nós vamos em um caminho que não há marcha para trás. E uma decisão que vai permitir o aproveitamento pleno da sinergia entre todas as plantas, de Santa Cruz, em Brasil, da planta na Argentina, do mercado no México e Estados Unidos. É uma integração que pode dar muito valor a toda Ternium”.
“Eu creio que podemos guiar, definir
um rumo junto com todas as pessoas
da Usiminas e sustentá-lo a longo prazo”.
Essa é a nossa expectativa. E a expectativa
também de todas as pessoas da Usiminas.
Há um programa de trabalho intenso
que precisamos definir um caminho geral
para a companhia: área Comercial,
Relações Institucionais, na condução
e na decisão de investimentos, muito importantes.
A Usiminas necessita de investimentos
importantes, e tem que ser decisões t
tomadas com amplo consenso interno,
mas com um caminho muito firme para
onde queremos ir. Isso faltou por um período”.
toda a planta transmite uma sensação de muita ordem em suas áreas. E vem também de uma herança, de uma disciplina, de ordem, da herança japonesa na condução.Isso é algo que eu valorizo muito e que temos que preservar.
Hoje muda o ciclo para a Usiminas com a chegada da Ternium na estrutura acionária é uma estrutura irrevogável, é um compromisso absoluto da Ternium.
Rocca reforçou que temas como segurança e meio ambiente são críticos e necessitam ter uma agenda muito clara. “Precisamos planejar nossas ações para melhorar permanentemente nosso compromisso com a comunidade, que espera da Usiminas uma melhoria ambiental, uma descarbonização gradual e uma evolução sistemática em segurança”.
A herança japonesa, de ordem e disciplina na condução dos processos, foi um tema destacado pelo presidente do grupo Techint. Ele disse que é algo que precisamos valorizar e preservar.
Outro ponto abordado por Rocca foi o comprometimento da equipe Usiminas. Ele afirmou que ficou muito impressionado com a dedicação das pessoas, com o compromisso de cada um em sustentar a empresa. “Com a Usiminas e a Ternium cada vez mais integradas, é possível ter uma visão de longo prazo. E nessa condução, as pessoas poderão expressar seus talentos e capacidades”.
Novo integrante
A diretoria jurídica da Usiminas passou a contar, a partir do início desta semana, com o competente e Guilherme Poggiali de Almeida. Poggiali estava no conselho de administração e vem reforçar o time da diretoria executiva.