HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Sindhorb Vale do Aço e Sebrae apresentam o “Prepara Gastronomia” Vale do Aço

O que faz um negócio de alimentação encerrar sua operação antes dos 5 anos de atividade? A partir desta indagação, o Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Vale do Aço, o Sindhorb e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae Vale do Aço, elaboraram o “Prepara Gastronomia”, um projeto estratégico para atuar nos fatores críticos de sucesso do setor e na redução da mortalidade das MPEs.

O Prepara Gastronomia, é um programa estratégico com diretrizes de atuação do Sebrae Minas para a promoção da gastronomia em Minas Gerais e o suporte aos pequenos negócios do segmento de alimentação fora do lar. O público-alvo são as pequenas empresas do segmento de alimentação, como bares, restaurantes, pizzarias, hamburguerias, cafeterias, lanchonetes, entre outros do Vale do Aço.

Dentro das diversas ações, serão ofertadas consultorias customizadas, cursos, oficinas, informações técnicas e ações de mercado para apoiar os pequenos negócios de alimentação fora do lar. Além disso, possibilitará o atendimento a grupos organizados de empresas e realizará eventos com especialistas do setor de alimentação para a formação de empreendedores.

Na última segunda-feira(21), foi realizada na sede do Sebrae, no bairro Cidade Nobre, em Ipatinga, reunião preparatória em que foram acertadas os últimos detalhes do projeto que contará com 18 empresas que, durante doze meses, receberão capacitação de seus proprietários, gestores e toda equipe de funcionários, nas diversas áreas de administração de um bar ou restaurante, entre elas preparação de cardápio, produção, recursos humanos, finanças, marketing e vendas, por meio de aulas presenciais e atendimento individualizado dentro de cada empresa.

Para Benedito Pacífico, presidente da entidade, o projeto possibilitará a elevação do nível de gestão dos negócios de alimentação fora do lar e oferecerá pilares de sustentação para dar, cada vez, mais longevidade e reverter estatísticas de mortalidade precoce das micro e pequenas empresas do segmento. “O Prepara Gastronomia tem 75% do seu custo sustentado por recursos do Sebrae e Sindhorb Vale Aço. Desta forma conseguimos viabilizar a um custo muito baixo para as empresas participantes”, explica o líder setorial.

Para Alessandro Challub, Analista Técnico do Sebrae Minas, o projeto reflete a estratégia de promoção da gastronomia e apoio aos pequenos negócios de alimentação fora do lar que a entidade propõe. “O projeto vai atuar nos fatores críticos de sucesso do setor e na redução da mortalidade das MPEs por meio de consultorias customizadas, cursos, oficinas, informações técnicas e ações de mercado”, projeto Challub.

Nesta capacitação de alto nível, inédita no Vale do Aço, a expectativa é que a pergunta do início desta matéria seja cada vez menos repetida, pelo menos no Vale do Aço, território de atuação do Sindhorb.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM