A Lojas Americanas, maior rede de departamentos do país, informou que irá chamar suas lojas de conveniência de Local. A varejista abriu duas unidades com esse modelo neste ano, de um total de nove pontos em operação. A empresa pretende colocar em funcionamento 30 lojas de conveniência da nova rede em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A companhia ainda estuda abrir franquias para lojas de conveniência no país, mas não deu maiores detalhes a respeito. Outro projeto é a abertura em hospitais, escolas e empresas, considerando que a área necessária para esse modelo de loja é pequeno.
A programação da rede prevê a longo prazo ter três mil lojas de conveniência. O foco da expansão da rede Local são lojas de rua, apesar do interesse dessas parcerias em outras companhias. Questionado sobre hipótese de aceleração de lojas “premium”, o comando da corporação revelou que não há projeto de aumentar investimentos nessa área agora.
Entre os novos objetivos da rede está a expansão em postos de combustível. Já existem negociações em andamento entre a Lojas Americanas e a BR Distribuidora para a aquisição da área de conveniência da rede de postos.