O LIRAa (Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti), em Ipatinga, está, neste momento, em 3,6% no município. Segundo os dados, divulgados nesta segunda-feira pela Prefeitura, as regiões que apresentaram os índices mais altos foram o Bom Jardim, Ferroviários, Horto, zona industrial e Usipa, com 6,3%; Caravelas e Jardim Panorama, com 5,6%, e Veneza e Vila Celeste, ambos com 4,3%.
De acordo com os dados levantados, os principais pontos de procriação dos mosquitos são: vasos, frascos, pratos e bebedouros de animais, em geral encontrados no interior dos imóveis. Essa constatação reforça, de acordo com a PMI, a importância da participação ativa da população na eliminação desses criadouros, adotando medidas simples como a vedação adequada de recipientes e a limpeza regular de áreas propensas à acumulação de água parada.
Com base nos resultados do LIRAa, as ações de combate ao Aedes aegypti estão sendo iniciadas imediatamente no Forquilha, Veneza e Bom Jardim. Além disso, estão programados mutirões de limpeza nos três estratos com maior índice larvário, visando à redução da infestação do mosquito. Ao todo, mais de 100 agentes estarão envolvidos em diversas ações.