O Grupo de Teatro Farroupilha promove nos dias 3, 10 e 24 de fevereiro, o curso intensivo de Teatro do Oprimido, com professora Helen Sarapeck. As aulas têm como propósito oferecer aos alunos conhecimentos sobre o gênero teatral concebido pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal. O trabalho é focado na democratização dos meios de produção teatral, tornando acessível a arte cênica para camadas em vulnerabilidade social e ainda buscando transformar a realidade desses grupos por meio do diálogo, do teatro.
Segundo a coprodutora do projeto, Claudiane Dias, a oficina vai potencializar ainda mais o projeto que tem entre os seus principais objetivos capacitar as pessoas para atuar nas artes cênicas, tendo Augusto Boal como grande referência que sempre inspirou a trupe.
A escolha de Helen Sarapeck, é outro ponto destacado pelo Farroupilha, pela familiaridade que ela tem com o que é um dos seus principais objetos de estudo e ferramenta de trabalho. Além de especialista no ‘teatro de Boal’, ela é doutoranda e mestre em Artes Cênicas (Unirio), licenciada em Ciências Biológicas, com pós-gradução em Teatro na Educação (Uerj).