Um total de 64 famílias já foram retiradas de suas casas para proteção contra os riscos ocasionados pelas chuvas. A informação é do prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, durante anúncio de um pacote de obras emergenciais visando corrigir diversos problemas gerados pela temporada considerada atípica de chuvas e tempestades. Segundo Nunes, a Defesa Civil já encaminhou várias dessas famílias para novas casas, dentro da política do aluguel social, que é financiado pelo poder público municipal.
O prefeito ressaltou ainda as ações preventivas anteriormente realizadas e que, de acordo com ele, amenizaram os problemas gerados até o momento. “Graças a orientação e monitoramento das áreas de risco realizados pela Defesa Civil durante o ano inteiro, nossa preocupação de manter limpas as bocas de lobo e os canais e galerias de escoamento de águas. É importante lembrar que o estado de emergência decretado pelo governo municipal garantirá uma eficiência maior às ações imediatas que estão sendo tomadas para garantir segurança à população, explicou, lembrando que todos os locais afetados estão sendo mapeados, com definição de estratégias rápidas para solução dos problemas, acrescenta o governo municipal.
Gustavo Nunes citou informações recebidas pelos órgãos municipais de controle dando conta de que desde 1992 o município não vivenciava um período de chuvas tão intensas, o que justifica ainda mais a pontualidade de atendimento da prefeitura. O prefeito salientou que o volume de precipitação pluviométrica que cai sobre o município nestes últimos dias “é algo sem precedentes na história”.