Evento foi idealizado pelo Conselho da Mulher Emprendedora da ACIAPI/CDL e coloca o empoderamento feminino na agenda econômica do Vale do Aço
Na noite de terça-feira (28), no auditório da ACIAPI, o Conselho da Mulher Empreendedora promoveu encontro para discutir o empreendedorismo feminino e o novo papel da mulher no mundo dos negócios. O evento contou com a mediação de Jeanete Marques Fernandes, coach e palestrante, que conduziu os temas abordados. Em seguida, palestra da Coach e empreendedora da loja Imaginarium Pollyana Silveira falou sobre sua história de emprendedorismo em Ipatinga e sua atuação inicial como publicitária da agência que atendia à Prefeitura de Ipatinga no Governo Robson Gomes.
Na oportunidade, a empresária Fátima Salles, presidente do CME-ACIAPI/CDL, foi mais contundente e incentivou para que todas dessem seu testemunho de empreendedorismo como forma de inspirar as presentes e, sobretudo, promover o aprendizado mútuo.
Histórias como da empresária-destaque de 2017, Maria Lúcia Louzada das Óticas visão, foram recebidas com comoção pelas presentes. Mesmo com mais de 50 anos de carreira, conta que dificilmente os filhos irão frear a vontade de empreender e ampliar os negócios. Contou sobre as dificuldades quando recém saída do emprego passou a realizar vendas em cômodo acanhado e que, por sua vez, tinha até dificuldades para se ausentar do balcão, já que era a única vendedora da loja e tinha que recorrer à vizinha, lojista como ela, para que pudesse “vigiar” ambas lojas.
Depoimentos emocionantes como os das “herdeiras” da Soares & Cruz Contabilidade ( com escritórios em Ipatinga e Timóteo), Roberta Cruz Araújo Faria e Amanda Soares Cruz Araújo, contaram como lhes foi proposta a continuidade do trabalho do seu pai, o decano contador Geraldo Cruz Araújo, deixando-as à vontade para seguir (ou não) o caminho que ele havia pavimentado. Emocionante, também, foi de Karina Damião, das lojas de enxovais Damiani no Shopping do Vale e Caratinga que, sendo a irmã primogênita, após o falecimento do pai, teve que assumir os negócios e cuidar dos dois irmãos mais novos.
O “Papo de Empreendedora” pretende se repetir todo mês para essa troca de experiências. Esse primeiro, fou uma espécie de “evento de preparação” para o Fórum Estadual das Mulheres Empreendedoras – FEME que será realizado no dia 23 de março, em Coronel Fabriciano, no Hotel Metropolitano. Para mais informações, entrar em contato com o Conselho da Mulher Empreendedora na Associação Comercial de Ipatinga – ACIAPI.