Acionista da Usiminas, multinacional da Velha Bota se apresenta com investimentos do país na América Latina.
Duas semanas depois a assinatura do acordo que celebrou – pelo menos por hora – a paz entre a italiana Ternium e a japonesa Nippon, acionistas majoritárias da Usiminas, o ministro das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional, Angelino Alfano, desembarcou em BH para inaugurar a nova sede do Consulado da Itália na cidade.
A solenidade aconteceu nesta sexta-feira, 23, quando Alfano e o governador de Minas, Fernando Pimentel, acompanhados do embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini e da cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, cortaram juntos a faixa do cerimonial de abertura da nova sede.
Estiveram presentes na solenidade o presidente da Ternium-Brasil, Paolo Bassetti, o prefeito de Betim, Vittorio Medioli, o presidente da Fiemg, Olavo Machado e o presidente da Codemig, Marco Antônio Castelo Branco, ex-presidente da Usiminas (2008-2010).
As novas instalações, que ficam na rua Alagoas, 721, no coração da Savassi, foram apresentadas às demais autoridades, convidados e membros da comunidade italiana que moram na cidade. Minas Gerais é um dos estados brasileiros com maior participação no mapa mundial de investimentos da Itália. O país, um dos mais importantes da Europa e um dos mais industrializados do mundo, possui instaladas em nosso estado empresas importantes como Ternium, Fiat, Ferrero, Stevanato, dentre outras.