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Ensino Médio passará por mudanças em 2025

As mudanças na lei que regulamenta o ensino médio no Brasil, recentemente sancionada pelo Governo Federal, terão como foco a modernização e a melhoria da educação. Segundo a Secretaria de Estado da Educação, Minas será um dos primeiros estados a adotar integralmente a nova legislação em sua rede pública. A partir de 2025, o estado aplicará um currículo reforçado, que contempla ajustes no ensino de acordo com as diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Uma das principais alterações será o aumento da carga horária da Formação Geral Básica (FGB), que passará de 1,8 mil para 2,4 mil horas dentro das 3 mil horas totais do ensino médio. Em Minas Gerais, o cronograma anual será dividido em 800 horas para FGB e 200 horas para Itinerários Formativos.

Além disso, o número de componentes curriculares será reduzido no 1º ano, o que permitirá maior aprofundamento em áreas como Ciências da Natureza e Matemática nos anos seguintes. Outra novidade é a ênfase em temas como Cidadania Global e Mobilidade Urbana, especialmente no ensino noturno.

No 2º ano, o incremento será nas matérias de Língua Portuguesa, Educação Física, Matemática, Física, Biologia e História. Já no 3º ano, as mudanças serão nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Biologia, Geografia, História e Artes. A nova estrutura dará ênfase à cultura digital, com o componente Tecnologia e Inovação no ensino médio noturno e na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O Ensino Médio em Tempo Integral também passará por ajustes, com aumento da carga horária e reestruturação do Itinerário Formativo. O objetivo é proporcionar uma educação integral, focada no desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais. Além disso, o Projeto de Vida continuará sendo trabalhado em todos os anos do ensino médio, alinhado às novas diretrizes.

Para garantir uma transição eficaz, a Secretaria de Educação vai priorizar a formação de professores e a reestruturação de componentes curriculares. Essas mudanças “visam a uma educação mais adaptada às necessidades dos alunos, possibilitando que moldem sua trajetória conforme seus interesses e futuros profissionais”, explica a Secretaria.

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