Reunião esclarece dúvidas sobre fornecimento de itens da 2ª família (Engrenagens, rolos e roletes).
Na tarde dessa segunda-feira (18), na Fiemg Regional Vale do Aço, o projeto “Garimpando Oportunidades”, uma iniciativa conjunta da Fiemg, Sindimiva, Usiminas e Sebrae, realizou reunião de esclarecimentos sobre demandas referentes à “segunda família” de peças sobressalentes (Engrenagens, Rolos e Roletes) para os empresários do setor metalomecânico interessados em se desenvolverem para a oferta dessas peças. Estiveram presentes Maikel Drumond, Gerente de Suprimentos e José Francisco Figueiredo, Coordenador de Suprimentos da Usiminas que esclareceram pontos importantes sobre as características do fornecimento proposto assim como condicionantes do processo de aquisição.
Na oportunidade foi salientado, por Maikel Drumond, que essa família representa o vulto de mais de 7 milhões de reais anuais de todas as empresas Usiminas (principalmente Siderúrgicas e Mineração). Foi, também, reaberta a oportunidade para a manifestação de empresas interessadas em participar da 1ª rodada de desenvolvimento orientada para peças e acessórios cujas matérias primas, em sua maioria, necessitam importação (nessa etapa, o objetivo é o desenvolvimento para a nacionalização de peças e acessórios que a Usiminas adquire no mercado internacional e que o leque de fornecedores é pequeno). Entendeu-se que, por questões alheias a vontade, pontos abordados deixaram dúvidas (como se cadastrar, itens ofertados, etc.) e impediram o melhor entendimento podendo em alguns casos, prejudicar a decisão de investimento.
Definições
Ficou definido que os interessados terão 60 dias para analisar a demanda e se manifestarem para participar de coleta de preços para a 2ª família de itens de fornecimento. Em caso de dúvidas, nova reunião em janeiro se 2018 será realizada para dirimí-las.
A perspectiva dos empresários
Negócios Já! conversou com alguns empresários. A expectativa pela oportunidade que se abre é grande, mas ponderam que a incerteza quanto ao investimento sem garantias de aquisição torna a decisão mais reflexiva. O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Vale do Aço, Carlos Afonso Araújo, analisa “o programa vai permitir que cada empresário revisite sua fábrica e identifique se haverá geração de valor cada oportunidade de desenvolvimento de fornecimento das famílias de itens apresentadas pela Usiminas”.
A visão dos executivos
Maikel destaca a necessidade de que o investimento nas linhas de produção dos itens propostos pela siderúrgica seja para o mercado e não, exclusivamente, para a Usiminas. “A visão da oportunidade de negócio tem que ser mais abrangente e os investimentos em equipamentos e acessórios devem se somar aos de capacitação em novas tecnologias e visão de mercado além da região do Vale do Aço”, conclui o executivo.
O projeto “Garimpando Oportunidades” volta em 2018 e a expectativa dos idealizadores é que o desenvolvimento de fornecedores locais tragam geração de emprego e renda recompondo o mercado de trabalho afetado fortemente pela recessão nos últimos anos.