Ao contrário do que se possa pensar, em um primeiro momento, revisões de rotas e substituições de executivos nem sempre indicam que os resultados sejam ruins. Há empresas que entendem que podem ser melhores. A Unimed vale do Aço, pelo menos no que diz respeito às mudanças na estratégia de vendas e consequentemente na liderança de sua gestão, defende essa ideia. Há pouco mais de 2 meses eliminou a terceirização de comercialização dos seus planos, uma parceria que durou por mais de uma década, e apostou na experiência de Rogério Pedrosa, executivo vindo da Unimed Valadarense, com mais de 10 anos experiência, cujo processo semelhante esteve sua responsabilidade na singular da líder do Vale do Rio Doce.
Negócios Já! esteve essa semana conversando com a nova equipe que foi constituída a partir de mudança da perspectiva do seu marketing. O Administrador e economista Rogério Pedrosa foi o escolhido para comandar essa nova diretriz comercial da Unimed. “Existia uma preocupação com o pós-venda que a terceirização não contemplava. Nossos clientes não dialogavam diretamente conosco para que tivéssemos o feedback da satisfação/insatisfação com os nossos serviços e ou sugestões de melhoria. O foco dos objetivos da parceira, em algumas oportunidades, levava a aquisição de planos superdimensionados ou subdimensionados pelo cliente, o que pretendemos ser mais assertivos com a equipe própria de vendas”, justifica Pedrosa.
Para o novo executivo da Unimed, é importante entender que há um plano para o perfil de cada faixa do mercado e que se analise essas necessidades para que cada cliente adquira o que atenda realmente ao perfil de suas necessidades. Outro ação proposta pela nova gestão é dar prioridade às ações comerciais junto às Pequenas e Médias Empresas, as PME”s, clientes que farão parte dessa nova visão de proposição do produto adequado ao perfil.
Nova estrutura comercial
A Unimed Vale do Aço implementou mudanças, além da gestão comercial, na equipe que está subordinada a ela. Vinícius Antunes Marçal, que exercia o cargo de Coordenador de Comunicação e passou para a nova estrutura como Coordenador Comercial. Há mais de dez anos na singular, Marçal observa que a Unimed, ao longo dos anos, primou-se pela institucionalização de sua marca junto a sociedade do Vale do Aço e colhe frutos dessa estratégia. “Agora, o foco das ações terá como diretriz principal a promoção-vendas de planos que esperamos elevar o patamar dos resultados já alcançados”, observa o executivo. Da mesma forma, para o novo Coordenador de Comunicação e Marketing, Guilherme Novaes Pavione, executivo com larga experiência no varejo (esteve por 12 anos na Tenda -antiga Tenda Textil), as ações de comunicação estarão focadas na venda dos planos. “Estamos desenvolvendo campanha publicitária que surpreenderá pelo tom que implementaremos. Mostraremos a uma faixa expressiva de mercado que essa poderá ter Unimed, um plano com cobertura nacional em urgência e emergência”, anuncia Pavione.
Resultados
Em 2018, a Unimed Vale do Aço obteve crescimento de 11,29% da suma carteira na Região Metropolitana superior aos 7,34% da concorrente principal na região. Para Rogério Pedrosa, novo Gerente Comercial da Operadora demonstra que a reestruturação do seu modelo de vendas propõe. “Entendemos que temos mais espaço para crescer. “Possuímos 22% do market share de 33% da população que possui planos de saúde na região. Há espaço para crescer” postula o executivo.
Certificações e planos
Um dos equipamentos que está à disposição dos clientes Unimed, o Hospital Metropolitano, foi certificado pela Organização Nacional de Saúde, ONA e recebeu da Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS, a RN277, Nível máximo de reconhecimento dos seus planos de saúde. “Lançamos o Unimed Pleno, um novo conceito que prioriza o paciente como centro de todas as ações. Essa modalidade de plano já superou mais de 5 mil vidas!”, comemora Pedrosa.
Unimed 40 anos
A Cooperativa médica do Vale do Aço comemora em 2020, 40 anos e, muitas ações estão previstas.