Com a participação de 120 pessoas – 96 homens e 24 mulheres, foi concluído nesta sexta-feira, 12, com a graduação, o curso de formação da primeira turma da Guarda Civil Municipal de Ipatinga.
A partir de agora, os agentes entram na fase de estágio operacional, indo para as ruas sob acompanhamento de um oficial. Neste primeiro momento eles poderão portar algemas, pistola tipo spark e tonfas. Para a obtenção do porte de arma, está em fase final de formalização um Acordo de Cooperação Técnica com a Policia Federal, através da Superintendência da PF em Minas Gerais.
Todos os guardas realizaram exame psicológico com profissional credenciado pela Polícia Federal, recebendo aval positivo no processo de conclusão do Curso de Armamento e Tiro.
Além da aquisição de armas modernas, veículos como motos e carros zero km, EPI’s e uniformes, a Guarda Civil de Ipatinga terá sede própria na área do antigo Grêmio Recreativo Bela Vista, Grembel, cujo espaço foi cedido pela Usiminas.
A sede abrigará, além do efetivo da guarda, uma grande estrutura de comando operacional de serviços e um centro de capacitação e acondicionamento de equipamentos e materiais.