Rota Vales dos Tropeiros Cicloturismo: Pedido formalizado à Vale, visa facilitar o transporte de bicicletas no trem de passageiros.

Um encontro realizado na tarde da última quarta-feira, 3 de abril, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, promoveu mais uma rodada de apresentação e discussão da rota “Vales dos Tropeiros Cicloturismo”. A reunião, que aconteceu no gabinete do deputado estadual Celinho Sintrocel, contou com a presença de representantes do CTMAM (Circuito Turístico Mata Atlântica de Minas), da ARMVA (Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço), empreendedores dos municípios envolvidos na Rota e da mineradora Vale, empresa que opera a EFVM.

Além da apresentação da rota, a reunião também teve como objetivo formalizar a solicitação de instalação de vagões específicos no trem de passageiros da EFVM (Estrada de Ferro Vitória-Minas); destinados ao transporte seguro e adequado de equipamentos esportivos, em especial, bicicletas. A proposta visa reduzir os riscos de acidentes para os ciclistas e facilitar a integração dos grupos de pedal existentes ao longo dos 42 municípios que integram a ferrovia, que hoje conta com 30 estações e quase 700 km de trajeto entre Belo Horizonte–MG e Cariacica–ES.

Essa medida é fundamental para incentivar o turismo ciclístico na área, garantindo facilidades e comodidades para os visitantes interessados em explorar a região de forma sustentável e saudável. O pedido foi feito mediante um ofício, assinado pelos prefeitos das cidades que fazem parte da Rota: Benedito de Assis Lima (Antônio Dias); Hamilton Lima (Marliéria), Douglas Willkys (Timóteo), Francisco Castro Souza Filho (Dionísio), Fernando Rolla (São Domingos do Prata). Além deles, também assinaram o prefeito de Fabriciano e presidente da AMM (Associação Mineira dos Municípios), Marcos Vinicius; o diretor-geral da Armva, Mauro Guimarães; o gerente-regional do Sebrae Rio Doce e Vale do Aço, Fabrício César Fernandes.

O documento reforçou ainda o compromisso e apoio das autoridades locais e das organizações envolvidas com o desenvolvimento turístico e econômico da região, destacando a importância de parcerias estratégicas para impulsionar o setor e gerar benefícios para a sociedade local.

A rota “Vale dos Tropeiros Cicloturismo” é um projeto que visa explorar o potencial turístico da região, oferecendo experiências únicas para ciclistas e turistas interessados em explorar as belezas naturais e históricas da região. Passando por Timóteo, Marliéria, Dionísio, São Domingos do Prata e Antônio Dias, ela contém em seus 196 Km trilhas desafiadoras e cenários deslumbrantes, prometendo ser um atrativo tanto para os amantes do ciclismo quanto para os que buscam uma conexão mais próxima com a natureza.

Na reunião, também estiveram presentes os representantes da ARMVA Fabiana Souza, gerente de planejamento metropolitano e Olavo Lima, assessor de planejamento metropolitano; da ACTIM (Associação dos Ciclistas de Timóteo), Fábio Binha e Cassandra; da secretaria de Cultura e Turismo de Dionísio, Conceição Ferreira; do vereador Zezinho Sintrocel, de Coronel Fabriciano, e os representantes da mineradora Vale, Gabriel Bandeira e Carlos Brazil. Após ouvirem atentamente os pleitos, eles reconheceram a relevância e o alcance social dos temas, além do potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico. Dessa forma, levarão as propostas para a diretoria e o corpo técnico da empresa.

A diretoria do CTMAM, que esteve representada pelo presidente Hélio Anício, o secretário Ernani Bitencourt (que também representou a Prefeitura de Timóteo) e o tesoureiro Everaldo Ciríaco, agradeceu a contribuição de todos os envolvidos e reiterou seu compromisso em promover iniciativas que valorizem o turismo e preservem as riquezas naturais e culturais da região.

 

A Rota

O projeto é uma iniciativa do CTMAM em parceria com o Sebrae/MG, Vale do Aço Conventions e Visitors Bureau, ARMVA, empreendedores e profissionais especializados em cicloturismo e em turismo sustentável, visando promover o uso da bicicleta como meio de lazer na região.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM