Minas registra melhor desempenho turístico do País

Com um índice de 7,6%, registrado entre janeiro de março, Minas Gerais foi o estado brasileiro com melhor desempenho da atividade turística nos três primeiros meses deste ano, numa comparação com o mesmo período em 2023. Os dados foram apresentados na última semana pelo Núcleo de Estudos Econômicos da Fecomércio-MG (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais).

Após Minas, Pernambuco e Rio de Janeiro, com altas de 4,0% e 3,6%, respectivamente, foram as unidades federativas com os melhores números. Já no cenário nacional, o desempenho do volume de atividade turísticas teve um pequeno avanço de 0,3%. Ainda segundo a Fecomércio-MG, o crescimento do setor teve como alavancas o período de férias e o Carnaval, quando somente Belo Horizonte recebeu quase 300 mil pessoas.

Outro dado importante apresentado pela entidade indicou que o Estado teve um aumento de 52,6% no número de turistas estrangeiros, com a entrada de 8,4 mil pessoas, oriundas de 62 países. Em 2023, foram 5,5 mil pessoas, de 60 países.

Este cenário, ajudou a impulsionar o crescimento do mercado de trabalho, que registrou neste início de ano mais de 300 mil pessoas com carteira assinada, sendo que 15,4 mil foram admitidos ao longo dos últimos 12 meses.

“Com os bons resultados observados nos últimos meses e a crescente visibilidade que o estado de Minas Gerais tem ganhado, os investimentos no setor turístico e suas riquezas gastronômicas, culturais e a fama de melhores anfitriões do Brasil, espera-se que o volume de atividade turística continue mostrando bons resultados”, destacou Gilson Machado, economista da Fecomércio-MG.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM