A dinâmica política na Câmara Municipal de Timóteo sofreu uma significativa transformação com o anúncio de mudança de partido político por parte da maioria de seus vereadores. Dos 15 parlamentares, 11 trocaram de legenda. As alterações trazem novos cenários e possíveis rearranjos na composição do Legislativo Municipal.
O partido que mais perdeu vereadores de Timóteo foi o PSB: quatro eleitos em 2020 pela legenda, optaram pela mudança para o próximo pleito. Em segundo lugar, o Cidadania teve duas saídas. Já as legendas que mais conseguiram novos adeptos do Legislativo de Timóteo foram o Novo e o PRD, que receberam, cada uma, três novos parlamentares migrados de outra legenda.
Entre as mudanças está o ingresso dos vereadores Adriano Alvarenga, Raimundo Nonato e Reygler Max ao Partido Republicano Democrático (PRD), e dos vereadores Beto do Estofamento, Thiago Torres e Pastora Sônia Andrade no Partido Novo. Já Brinnel Tozatti optou pelo Partido Liberal (PL), enquanto Fabiano Ferreirah escolheu o Partido Republicano (PR).
O vereador Luiz Perdigão migrou para o Partido da Mobilização Nacional (PMN), Nelinho para o Solidariedade, e Professor Ronaldo para o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Por outro lado, Zé Fernando e Wladimir Careca decidiram permanecer no Rede, Vinicius Bim se mantém no PT e Geraldo Gualberto no PSC, que se incorporou ao Podemos no ano de 2022.
Para mais informações e acompanhamento das atividades legislativas, a Câmara Municipal de Timóteo disponibiliza canais de comunicação direta com a população, reafirmando seu compromisso com a transparência e o diálogo democrático.
Veja a mudança partidária dos vereadores eleitos em 2020:
- Adriano Alvarenga: Cidadania → PRD
- Beto do Estofamento: – PSB → Novo
- Brinnel Tozatti: Solidariedade → PL
- Fabiano Ferreirah: Cidadania → Republicano
- Luiz Perdigão: – PSB → PMN
- Professor Ronaldo:- MDB → PSB
- Raimundinho: PSB → PRD
- Reygler Max: PSB → PRD
- Thiago Torres: PSD → Novo
- Pastora Sônia Andrade: PSC → Novo
Permaneceram em seus partidos:
- Doutor José Fernando: Rede
- Wladimir Careca: Rede
- Geraldo Gualberto: PSC
- Vinícius Bim: PT