Sindhorb Vale do Aço presente em evento com os ministros do governo Lula

Os ministros Renan Filho dos Transportes e Alexandre Silveira de Minas e Energia, estiveram nesta segunda-feira (8) cumprindo agenda no Vale do Aço. Por volta das 16h, estiveram em Timóteo e no fim da tarde, em Ipatinga, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, a Fiemg Regional Vale do Aço, para a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para intervenções no trecho Governador Valadares a Teófilo Otoni da Br 116 e do trecho de Belo Horizonte a Ipatinga, da BR 381.

Foram destinados R$ 80 milhões na recuperação do pavimento, sinalização e melhoria dos itens de segurança da rodovia entre Belo Horizonte e Ipatinga, com 86,6 quilômetros de extensão. Já em Ipatinga, foi assinada a ordem de serviço de manutenção da BR-116, entre Teófilo Otoni e Governador Valadares, no valor de R$ 30 milhões.

O presidente do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e similares do Vale do Aço, o empresário Benedito Pacífico, esteve presente no evento e participou efetivamente de encontros com personalidades políticas e empresariais, além é claro, com os ministros. Na oportunidade, apresentou uma série de reivindicações e anseios do segmento que, em linhas gerais, culminavam na necessidade do prosseguimento dos editais de duplicação da BR 381 assim como a melhoria imediata das condições de tráfego das rodovias que cortam o Vale do Aço.

“Há muitos anos que ministros de estados não comparecem a região do Vale do Aço para trazer recursos para atendimento às necessidades locais. As melhorias no âmbito da logística impactam positivamente no ambiente de negócios do segmento de hotéis, bares, restaurantes e similares, uma vez que o turismo, seja de negócios seja de lazer e entretenimento, são fomentados e desembocam em demandas para as empresas do nosso segmento”, observa o líder classista.

Outro ponto a destacar, foi a interlocução com diversos atores políticos, sobretudo, prefeitos dos municípios da região metropolitana do Vale do Aço onde há atuações heterogêneas do poder público diante da necessidade de respostas das empresas do segmento. “Aproveitamos a oportunidade para conversar com as autoridades regionais que possuem o poder de melhorar as condições de atuação de nossas empresas. Há demandas específicas em cada município onde nossos filiados enfrentam desafios para a sobrevivência de seus respectivos negócios. Estabelecer um canal para esse fim é essencial”, argumenta Pacífico.
Ministro promete dois editais até maio para a 381

A duplicação da BR-381 é uma “novela”! que pode ter novos capítulos até o fim de maio. Pelo menos é o que prometeu o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL). “Nós vamos publicar o edital agora em abril para o primeiro trecho, de obras públicas. Vamos publicar o segundo em maio. Em aproximadamente 100 dias, se der tudo certo, teremos contrato e poderemos ter ordem de serviço. A ideia é, no segundo semestre, começar as obras mais no final do ano. No máximo no início do ano que vem”, afirmou o responsável pela pasta no governo federal.

O Sindhorb atuará com vigilância para que, dessa vez, mais que os 38 quilômetros duplicados em 10 anos sejam realizados em muito menos tempo. “Acompanharemos, efetivamente, o cumprimento das promessas aqui divulgadas pelo ministro. Nosso segmento poderá ter dois grandes momentos: antes e depois da duplicação”. Comemora o dirigente sindical.

Confira a entrevista concedida por Pacífico ao Portal N:

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM