As grandes variações de clima nos últimos meses no Brasil, provocadas principalmente por fenômenos como o “El Niño”, devem provocar uma queda de at´´´é 11% da safra mineira de grãos nesta temporada. Com isso, o total colhido deve ficar em torno de 16,5 milhões de toneladas.
Também por causa do clima, a produção de soja no estado também registrou uma queda de 8%, resultando em 7,67 milhões de toneladas, mesmo com o aumento da área cultivada. Já o milho, segundo grão mais produzido em Minas, também teve registrou queda de 20,3% na produção total.
Além disso, outros grãos como feijão também apresentam uma produção menor devido ao clima desfavorável. No entanto, a produção de sorgo e algodão tende a crescer, favorecida pelo clima e pelas condições de mercado, podendo chegar a 144,5 mil toneladas.
Como na política, onde o resultado do Estado é sempre um espelho do placar nacional das disputas presidenciais, a safra de grãos em Minas Gerais também reflete os desafios enfrentados pelo setor agrícola brasileiro devido aos impactos do clima e às variáveis mercadológicas, resultando em uma redução significativa na produção de diversos grãos essenciais para o agronegócio do estado.