HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Cultura Japonesa é apresentada em cidades do Vale do Aço

Projeto celebra tradição e arte milenar com oficinas gratuitas em Antônio Dias e Belo Oriente

A cidade de Antônio Dias foi o palco de mais uma etapa do projeto “Cultura Japonesa em Minas 2024”, que visa celebrar a tradição e a arte milenar nipônica meio de oficinas gratuitas. Realizado em parceria com o Ministério da Cultura, Cenibra, prefeituras das cidades de Antônio Dias e Belo Oriente (que também receberá o projeto), e Yoshiko Honda, o projeto oferece uma imersão nas tradições nipônicas, com o objetivo de disseminar e compartilhar o conhecimento da arte japonesa.

As oficinas incluem técnicas como Ikebana, Oshibana, Kirigami, Orinuno e Cerâmica Japonesa (Raku), ministradas por instrutores especializados. Elas acontecem em diversos locais, como escolas e comunidades, proporcionando aos participantes a oportunidade de aprender e apreciar as diversas formas de expressão cultural do Japão.

Além de promover a consciência sobre o valor do desenvolvimento humano e cultural, as atividades das oficinas trabalham a coordenação motora, concentração, criatividade e sensibilidade artística dos participantes. O projeto também estimula a conexão dos alunos com a escola e o mundo, através da pesquisa, análise e colecionismo de elementos da natureza.

As oficinas serão realizadas em Antônio Dias na Associação Quilombola Comunidade do Baú nos dias 12 15 e 22, enquanto as de kirigami, ikebana e orinuno ocorrerão na comunidade Hematita, em Antônio Dias. Em Belo Oriente, a oficina de cerâmica será na Comunidade Quilombola do Esperança, nos dias 13 e 21l. Ao todo, mais de 1,2 mil pessoas serão beneficiadas com atividades artísticas e culturais nas duas cidades.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM