HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Fabriciano vai equipar prédios públicos com energia solar

A Prefeitura de Fabriciano anunciou, na última semana, um investimento de R$ 3 milhões para equipar 14 imóveis municipais, todos próprios, com placas solares e usinas fotovoltaicas.   Os trabalhos que devem durar quatro meses para ser concluídos, segue uma ação anterior, onde foram investidos outros R$ 3 milhões em 15 prédios, dentre escolas, unidades de saúde e administrativas.

Segundo o secretário de Obras, Fabrício Farias, o projeto se paga com a redução na conta de energia elétrica, que em algumas unidades chega até 100%. Já a vida útil das placas instaladas, é de cerca de 25 anos. “Em vários imóveis as contas foram zeradas; em outras, existe sobra de energia que é direcionado para atender demais unidades”, explicou.

A seleção das unidades levou em conta um conjunto de variáveis, como perfis de consumo, o tipo de usina adequada, infraestrutura existente, necessidade de adaptações, dentre outros. Para isso, foi feito amplo estudo de viabilidade técnica. De um total de 50 prédios atuais, 36 serão contemplados com o projeto de geração de energia solar.

Além da instalação dos sistemas fotovoltaicos, o projeto contempla ainda capacitação de profissionais representantes das unidades já contempladas. O objetivo é orientar sobre o funcionamento, uso correto do sistema e equipamentos instalados.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM