Morreu na manhã desta sexta-feira , 2, o ex-vereador Hamilton Frade Leite, mais conhecido como Pio. Ele foi parlamentar de 1965 a 1967, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), eleito para a 1ª legislatura do município. Natural de Ponte Nova, Pio era casado com Maria José da Silva Leite e graduado em direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, em 1985.
Pio foi presidente do Ideal Esporte Clube, diretor do Parque das Cachoeiras, da Liga de Esportes de Ipatinga, do Ipaminas Esporte Clube, e colunista do Diário do Aço. Além de vereador, ele ainda trabalhou na Câmara de Ipatinga como assessor parlamentar e jurídico por mais duas vezes, entre os anos de 2001 a 2006. Ele ainda participou da 1ª mesa diretora do legislativo, em 1965, como primeiro secretário.
Pio era irmão do também ex-vereador Benigno Frade Leite Filho, era muito estimado pelos colegas servidores da Casa Legislativa, sendo lembrado por histórias engraçadas e pelo senso de humor singular. “As histórias sobre ele são as mais engraçadas que se possa imaginar. Um dos fatos que vale a pena ser citado é que, quando concorreu ao cargo de vereador, pela segunda vez, ele deixou uma caixa de pintos na Avenida 28 de Abril, aqui no Centro para piar, e para fazer referência a seu nome”, conta o servidor Max Mauro. O sobrenome Pio foi incorporado em 1981 ao seu nome batismal, em virtude de sentença judicial.
Pio deixa quatro filhas, Débora, Denise, Daisy e Daniele, seu velório acontecerá a partir das 19h desta sexta-feira, na Avenida Londrina, 455, Veneza em Ipatinga. Já seu sepultamento ocorre neste sábado, 3, às 11h, no Cemitério Senhora da Paz.
O presidente da Câmara, vereador Ley do Trânsito expressou pesar pelo falecimento de Pio. “Uma perda lamentável. Ele foi meu advogado, amigo, era um homem agradabilíssimo, espirituoso e que fará muita falta. Seu nome figurará eternamente no município como um dos primeiros legisladores”, comentou o presidente.