HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Saúde e Defesa Civil unem forças contra arboviroses em Ipatinga

Uma ação envolvendo Defesa Civil e Municipal e o setor de combate a endemias da Prefeitura de Ipatinga, uniram forças nesta terça-feira, 20, numa operação intensiva de combate às arboviroses. O primeiro alvo foi o comércio de autopeças usadas do Iguaçu, onde também estão localizados vários ferros-velhos.

Agentes de combate a endemias e da Defesa Civil percorreram os estabelecimentos para fiscalizar o armazenamento das peças, especialmente em áreas descobertas, a limpeza dos ambientes e o descarte de objetos que podem armazenar água.

Em vários estabelecimentos, foram encontrados materiais armazenando água da chuva, como pneus e peças de acessórios de veículos. Os comerciantes foram orientados a virar as peças para baixo ou guardar em locais fechados, protegidos da chuva.

O objetivo da operação é alertar e conscientizar os comerciantes para que ajudem a combater o mosquito Aedes aegypti, mas quem não se enquadrar à Lei pode ser autuado e multado.

Júlio César Teodoro, diretor da Defesa Civil Municipal, acentuou que a Prefeitura de Ipatinga vem agindo com rigor para combater os focos do mosquito e espera a colaboração dos comerciantes. “Estamos empenhados nesta ação em parceria com a Saúde e o Estado. Nosso objetivo é conscientizar e vamos fiscalizar quem não entender a necessidade de combater o mosquito.”, avisou, lembrando tratar-se de uma questão de saúde pública, exige atitudes cidadãs de toda a sociedade.

O tenente Fernando Sousa, da Defesa Civil Estadual, esclareceu que o trabalho não tem prazo estabelecido para encerrar. “O foco, sobretudo, é atingir os locais com propensão a desenvolver o mosquito transmissor da dengue e das demais endemias, e atacá-los para que eles não possam evoluir”, disse.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM