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Ipatinga apresenta balanço do plantão  de saúde durante o feriado de carnaval

Durante o período do sábado de carnaval até a quarta-feira de cinzas, os atendimentos na UPA24h, Sentinela e nas unidades de suporte às arboviroses totalizaram quase 3.500 pacientes

Mais de 3,5 mil pacientes foram atendidos nas unidades de saúde de Ipatinga durante o feriado de carnaval. As unidades que abriram exclusivamente para o atendimento às arboviroses, como a Policlínica Municipal e a Unidade de Hidratação no Cidade Nobre, receberam 985 pessoas.

Segundo o secretário de Saúde, Walisson Medeiros, ressaltou a conscientização da população sobre a prevenção das arboviroses, especialmente na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, enfatizando a participação ativa da comunidade.

 Novos Equipamentos de Saúde

A UPA Sentinela, localizada ao lado da UPA 24h no bairro Canaã, adota a triagem e classificação dos pacientes na cor verde, seguindo o Protocolo de Manchester. Operando de segunda a segunda, das 7h às 19h, a unidade proporciona atendimento contínuo à população.

A Unidade de Hidratação, que funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nobre, atende durante toda a semana, das 7h às 21h, com distribuição de senhas até às 19h. Oferece serviços como consulta clínica e de enfermagem, hidratação oral e venosa, prescrição e administração de medicamentos.

Em casos mais graves, que demandem observação prolongada ou internação, os pacientes são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) ou o Hospital Municipal de Ipatinga (internação pediátrica).

Limpeza Urbana e combate às arboviroses

Também durante o feriado de carnaval, houve intenso combate às arboviroses com mutirões de limpeza urbana, abrangendo córregos, galerias e bueiros, juntamente com a presença diária do carro fumacê percorrendo os bairros da cidade.

A Prefeitura de Ipatinga reforça o compromisso com a saúde pública e a segurança da comunidade, adotando medidas proativas para combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Para denúncias de descarte irregular de lixo e focos do mosquito Aedes aegypti, a orientação é par abaixar o aplicativo ‘Fala Ipatinga’. Nele o munícipe pode fazer a solicitação e será informado sobre a execução da demanda.

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