HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Ipatingão sedia Torneio de Xadrez

Aconteceu neste domingo, 25, no Ipatingão, o 1º Torneio em Memória do professor de xadrez Alexander Souza. O evento foi fruto de parceria da Prefeitura de Ipatinga, com a Liga Vale do Aço de Xadrez e a Federação Mineira de Xadrez.

O mestre nacional Thiago Guerino sagrou-se campeão do torneio, conquistando o título invicto, com cinco vitórias e um empate. Malon Vinicius, de Belo Horizonte, ficou em segundo lugar, seguido por Vicente Rocha, de Martins Soares, em terceiro. Na categoria sub-16, Daniel Drummond, representando Itabira, sagrou-se campeão, enquanto Sarah Elizabeth levou o título na categoria feminina.

A competição atraiu entusiastas do xadrez de diversas cidades mineiras, como Manhuaçu, Governador Valadares, Coronel Fabriciano, Martins Soares, Belo Horizonte, Itabira e Ipaba. O torneio faz parte de um Circuito de cinco etapas ao longo do ano. Para mais informações, interessados podem consultar o Instagram @xadrezvaledoaco.

Quem foi Alexander?

Desde a infância, ele descobriu sua paixão pelo xadrez na Escola Municipal Levindo Mariano, no bairro Bom Jardim, próximo à sua residência. Com o passar dos anos, se formou em Educação Física e tornou-se professor de xadrez nas escolas municipais de Ipatinga, além de árbitro em eventos enxadrísticos na região. Sua dedicação não se limitou apenas às salas de aula; ele também capacitou novos professores, compartilhando metodologias de ensino que facilitaram o aprendizado dos alunos.

Em 31 de outubro de 2023, Alexander faleceu, com apenas 29 anos. “Sua partida precoce deixou uma lacuna imensa, mas sua memória vive através desta singela homenagem. Em parceria com a Liga Vale do Aço de Xadrez, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, se une para honrar Alexander, que foi não apenas um exemplar funcionário, mas também um verdadeiro entusiasta do xadrez”, refletiu o secretário de Esporte Cultura e Lazer, Carlão Oliveira.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM