HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Olho-vivo da PM chega a mais 3 cidades do Vale do Aço

Depois de Ipatinga, mais três cidades da Região e do Colar Metropolitano do Vale do Aço passam a contar com sistema de videomonitoramento, o popular Olho-Vivo. São elas Fabriciano, Timóteo e Antônio Dias, que fazem parte da área de atuação do 58º Batalhão da Polícia Militar, sediado na primeira. O lançamento oficial do serviço aconteceu na quinta-feira, 11.

De acordo com o comandante da unidade, o tenente-coronel Fabrício Pereira, a instalação de todo o sistema custou algo em torno de R$ 1,5 milhão, com a instalação de quase 70 pontos de observação nas três localidades. Ele disse ainda que até o final de março, o “Olho-Vivo” também deverá está em operação nas cidades de Jaguaraçu e Marliéria, além do distrito de Cava Grande.

Diferente de seu antecessor, o novo “Olho-Vivo”, que já está em operação em Ipatinga há quase dois anos, conta com as mais modernas tecnologias de identificação de veículos e pessoas, de acordo com características pré-determinados, utilizando até mesmo recursos da chamada IA (Inteligência Artificial).

O comandante falou sobre a expectativa de diminuição da criminalidade e aumento da segurança para o cidadão. “É uma ferramenta com capacidade de prevenção e repressão incrível. Em Ipatinga, desde que o projeto foi iniciado, a gente tem notícia de quase 800 registros em 2023 de apreensões de veículos e prisões de pessoas, geradas pelos alertas. Além dos pontos de câmeras, a gente vai trabalhar também com uma viatura em Fabriciano e outra em Timóteo, com a mesma tecnologia dos pontos fixos, o que permite adentrar em qualquer bairro e registrar em tempo real as leituras das placas e o reconhecimento facial”, afirmou.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM