HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Lene Teixeira visualiza retomada do crescimento de siderúrgicas da região

A ex-vereadora e atual chefe de Gabinete do Ministério do Trabalho e Emprego, Lene Teixeira comemorou o fim da cobrança americana do direito antidumping fato que, em sua visão, poderão garantir dias melhores para as siderúrgicas Usiminas e Aperam, localizadas, respectivamente, em Ipatinga e Timóteo.

“Isso é uma excelente notícia para o Vale do Aço, pois vai representar a geração de mais empregos e a retomada do crescimento economico”, comentou Lene, que comemorou a decisão norte-americana de não mais cobrar taxas adicionais de 103,4% na importação de ferro e aço do Brasil.

A preocupação aumentou após a Usiminas anunciar em 2023 que fecharia o Alto-forno 1, em Ipatinga, e a Aperam, revelar que suspenderia investimentos, em Timóteo. Aos poucos todo o setor siderúrgico passou a cancelar investimentos em produção no Brasil, motivados também pela concorrência com o aço vindo da China. Já era possível visualizar o efeito nos números do desemprego.

Segundo Lene, a decisão norte-americana é fruto do diálogo entre os dois países e certamente vai impulsionar as exportações brasileiras este ano. Desde que assumiu o cargo em Brasília, Lene vem mantendo um diálogo constante com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e sua equipe, no sentido de encontrar soluções que minimizassem os danos.

O direito antidumping é permitido pela OMC (Organização Mundial do Comércio) e se aplica quando um país contesta um concorrente, alegando que a produção de uma mercadoria estaria abaixo do preço de custo, criando assim uma competição desleal com o produto nacional. Para cancelar a sobretaxa, o país que sofreu a sanção precisa provar que as empresas não exportam as mercadorias abaixo do custo.

A Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos (USITC, na sigla em inglês) revogou a barreira alfandegária, que estava em vigor desde 1992. A notícia, segundo Lene, é de extrema importância para o Vale Aço, pois interfere diretamente no desenvolvimento das cidades que tem o metal como principal atividade comercial.

Lene Teixeira está otimista com novas possibilidades de avanços para o Vale do Aço

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM