HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Prefeitura de Ipatinga limpa a cidade depois da tempestade

Com uma equipe de mais de 100 pessoas, além de dezenas de máquinas e equipamentos, a Defesa Civil de Ipatinga vem trabalhando desde ontem (terça-feira, 26), para resolver os problemas causados pela tempestade da madrugada de segunda para terça-feira. A previsão é que os trabalhos prossigam por toda a semana.

Apesar do empenho no atendimento às ocorrências, o volume de serviço é enorme e estão sendo priorizados restabelecimentos de acessos viários e locais de risco iminente aos moradores. Houve queda de mais de 100 árvores. A maioria afetou redes de energia. Muitas atingiram fiações e derrubaram postes, o que demanda mais tempo de trabalho e mais cuidados devido à necessidade de desligamento das redes energizadas.

Além de cortar e picar as árvores caídas, é preciso transportar para o aterro. Somente após a retirada de todo o material orgânico é possível liberar as vias. Além disso, os principais corredores de tráfego foram desobstruídos. Agentes de trânsito também estão empenhados no trabalho de monitoramento junto aos pontos afetados.

O Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Ipatinga esclarece que a maioria das árvores derrubadas pelo vento estavam em ótimas condições e não houve constatação de quedas por deterioração. Dezenas de árvores foram quebradas ao meio, outras arrancadas com uma força descomunal. A intensidade do vento foi tamanha que muitas árvores foram arrastadas para longe, atingindo outras árvores ou danificando postes de energia.

Clima continua instável

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE), do Instituto de Gestão das Águas (IGAM), o clima permanecerá instável nesta quarta-feira, 27, assim como pelos próximos dias, com uma breve estiagem. A recomendação é para que a população se mantenha alerta,  acionando o número 199 da Defesa Civil ou o 193, do Corpo de Bombeiros, em caso de urgência.

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM