HOME HEADER USIMINAS ALTO FORNO 3

Projeto Sustenido celebra temporada de Boas Festas em Bom Jesus

Os alunos do projeto Sustenido se apresentaram esta semana na praça central de Bom Jesus do Galho para celebrar a temporada de boas festas marcada pelo Natal e o Ano Novo, comemorado por antecipação. Imagine, de John Lenon; Hallelujah, de Leonard Cohen, foram algumas das composições interpretadas pelos estudantes de música durante o evento batizado como Ensaio Natalino.

A apresentação reuniu familiares e amigos dos alunos do Sustenido, além de pessoas da comunidade. Após a apresentação, os alunos do Sustenido receberam certificado de participação no projeto e de uma confraternização. O curso de música foi iniciado em abril deste ano com aulas teóricas e práticas ministradas pelos músicos Cléber Conrado Corrêa, saxofonista, e pelo maestro e multi-instrumentista José Nunes, que em fevereiro completará 92 anos, 84 deles dedicados à música e, parte desse tempo, ao ensino da arte de combinar sons e silêncio.

“Nossa turma está de parabéns pela dedicação ao curso e pela apresentação. Os pais dos nossos alunos também merecem reconhecimento pelo apoio aos seus filhos”, disse o professor Cléber, o Keké. Em um breve pronunciamento, ele frisou que o Sustenido, previsto para acontecer em três meses, vem se estendendo desde abril deste ano e superando suas expectativas. “A proposta inicial era de ensinar o básico para os alunos, mas o resultado foi muito além do previsto. Hoje, a turma consegue executar um repertório de 15 músicas, incluindo composições clássicas como A Primavera, de Antônio Vivaldi”.

José Nunes também parabenizou os alunos do Sustenido e destacou a importância da música “que faz parte da vida humana e sobrevoa os campos por meio dos sons emitidos pelos animais como os pássaros. Eles louvam a Deus, celebram a vida com o seu canto”.

No começo do projeto, as aulas de iniciação musical foram ministradas na Escola Estadual Padre Dionísio Homem de Faria, parceira do Sustenido; posteriormente, às vésperas das férias escolares, o Sustenido passou a ser realizado em uma sala cedida pela família do músico bonjesuense, Antônio Adão da Silva, já falecido, que se projetou na capital mineira como clarinetista, saxofonista e flautista profissional.

Em outubro deste ano, a praça recebeu uma outra apresentação dos alunos também intitulada Ensaio. “Adotamos esse nome a fim de reforçar a ideia de que somos um grupo de estudo da música buscando permanentemente nos aperfeiçoar no que fazemos”, sublinhou Cléber Conrado, que já havia desenvolvido outro projeto no distrito de Passa Dez, nos mesmos moldes do realizado neste ano em Bom Jesus do Galho. O Sustenido será retomado no próximo ano, após o período de férias escolares. Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no Instagram @sustenido_ano1

LEIA TAMBÉM

AG – PILOTO – HOME E SIDEBAR – 300×250

LEIA TAMBÉM